quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A EDUCAÇÃO DOS CÃES

BASES PARA EDUCAÇÃO DO CÃO



Educar um animal não é tarefa fácil e, inclusive, está longe de ser uma coisa simples que qualquer pessoa possa realizar com sucesso.
O cão é um animal social bastante complexo que, como poucos, pode formar com os humanos uma ligação social íntima. Essa ligação é uma mistura de comportamentos inatos e de educação moral, podendo ser estabelecida somente com pessoas que têm boas relações com ele, o animal.
O primeiro passo no ensinamento do cão é a base afetiva equilibrada. Muitos donos ignoram esse fato psicológico, que é fundamental. Uma educação muito permissiva enfraquece a ligação e favorece os vários problemas de comportamento que surgem no futuro. Por outro lado, uma educação muito rígida, inflexível, raras vezes cria uma ligação entusiasmada entre dono e animal.
A punição infringe esse princípio básico: a necessidade do contato. Cada vez que o proprietário castiga seu animal, ensina-o à teme-lo, e em alguns casos, à detestá-lo. Quando um cão apanha a reação é muito forte, inclusive com o animal desenvolvendo uma postura bastante agressiva.
As posturas de socialização ideais são realizadas com ternura, que permitem ao dono assumir uma posição dominante, como chefe da matilha, sendo firme, forte, doce e sem agressão física.
Os cães novos não aprendem por processo intelectual, mas por impressão física, e de preferência não dolorida. O filhote deposita toda a sua confiança no seu dono, o qual considera dono do clã, e se submete à sua autoridade sem nada perder de sua própria personalidade.
Outro ponto muito importante diz respeito ao estado geral do animal. Esse deve estar em totais condições de aprender. Por exemplo, se ele estiver “ocupado” em algum tipo de “jogo” com outros cães ou pessoas, este não será o melhor momento de ensiná-lo à deitar-se ou qualquer outro comando.
É necessário um mínimo de receptividade por parte do animal, portanto ele não pode estar cansado, com fome ou sede e muito menos doente. O animal deve estar apto à poder cumprir com o que o proprietário o ensina, logo, receptividade e capacidade de aprendizagem são as primeiras “leis da educação animal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário