sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GATOS: O RELACIONAMENTO COM SEUS HUMANOS


Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava

25 de fevereiro de 2011

Tipo de relacionamento é parecido com o observado entre humanos. Gatos e tutores, dependendo do tempo de convivência e de outros fatores, podem sentir o que o outro estiver sentindo
O tipo de relacionamento mantido entre homens e gatos pode estar mais próximo da relação inter-humana do que se pensava. É o que descobriram pesquisadores da Universidade de Viena. Segundo o estudo, publicado na revista especializada Behavioural Processes, a ligação entre gatos e seus tutores depende diretamente da personalidade, sexo e idade de ambos, dos sentimentos pontuais e do tempo de convivência entre os dois – características verificadas nos relacionamentos entre seres humanos.
A pesquisa, desenvolvida na cidade de Viena entre 2005 e 2006, observou a relação entre 39 tutores e seus gatos. Foram escolhidos todos os tipos de “amizades”: entre tutores homens e gatos machos, mulheres e gatas, gatos e mulheres e homens e gatas. A maioria dos animais passava grande parte de seu tempo em casa, convivia bastante com o tutor, e o tipo de relação era forte – “os gatos eram considerados amigos, membros da família ou ainda ‘filhos’ de seus tutores”, diz o resultado de um questionário preenchido por cada participante.
Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus tutores é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um tutor faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde.
Também constatou-se que o humor e a personalidade dos tutores afetam a forma como o gato reage. Os animais conseguem sentir as variações de humor dos tutores, e se recolhem ou se aproximam dependendo disso. Mas só dos tutores. “Em nossos estudos, descobrimos que fatores como a abertura do gato às pessoas não são independentes”, diz a pesquisa. Embora não pareça, os bichos reagem de formas diferentes quando com estranhos.
Outros resultados mostraram que, curiosamente, gatos parecem se dar melhor com mulheres. “Nos relacionamentos com uma tutora, o número de gatos que iniciam o contato físico é maior que nos relacionamentos de gatos com homens”, independente do sexo do animal. O estudo também aponta que tutores neuróticos tendem a ter contato mais distante com seus bichos, ou seja, têm uma relação fria em que o gato sabe que aquela pessoa serve como provedor de alimento e não necessariamente o respeita. A idade e a personalidade do animal também influenciam a relação.
Os pesquisadores de Viena pretendem aprofundar os estudos após constatarem que os mesmos tipos de comportamento não são observados em gatos que são criados mais livres – animais que vivem em casas com jardins, por exemplo, e que passam mais tempo longe dos tutores. Nesses casos, não foi constatado que fatores temporais, como o humor momentâneo do tutor, pudessem ser levados em consideração pelo bicho. Ainda assim, eles estão seguros de que a relação entre tutor e gato envolve certos tipos de interação que fazem um, de fato, entender o que o outro está sentindo, como antes só tinha sido verificado entre humanos.
Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário