quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A OBESIDADE DOS PETS AMERICANOS


Metade dos pets americanos estão com sobrepeso

Estudo revela que o excesso de alimentação e a falta de exercícios são as principais causas dos pets obesos

Os responsáveis pela obesidade animal são os próprios donos e o excesso de alimentos oferecidos -  Reprodução/ Daily MailOs responsáveis pela obesidade animal são os próprios donos e o excesso de alimentos oferecidos
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
Não é apenas a população norte-americana que passa por uma epidemia de obesidade. O problema de saúde atinge também os 171 milhões de cães e gatos do país. Tanto, que metade deles já apresentam um quadro de sobrepeso. Este foi o resultado de um estudo realizado pela Associação para a Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação em parceria com o Hospital Veterinário Banfield.
Segundo o jornal Wall Street Journal dos 50% considerados acima do peso, pelo menos 20% são obesos, o que facilita o surgimento de problemas como artrite, câncer, diabetes e falência dos rins. Em contrapartida, curiosamente, os animais que comem um pouco abaixo do necessário vivem mais.
Em entrevista ao Wall Street Journal o veterinário Steven Budsberg, da Universidade da Georgia, disse que a obesidade em animais é um problema de responsabilidade do dono e que deve ser combatida. “Eu nunca ouvi falar de um Pastor Alemão que abrisse a geladeira ou o saco de ração para comer mais”.
De acordo com Ernie Ward, fundador da Associação para a Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação, o principal motivo para a obesidade em felinos é a diminuição de consultas veterinárias realizadas em 2010, o que impossibilitou o acompanhamento dos animais. O excesso de alimentação e a falta de exercícios também contribuem para o quadro também nos cães.
Para reduzir o problema os especialistas estão trabalhando para desenvolver desde esteiras para pets a exames de sangue que determinam a porcentagem de gordura corporal nos animais. Tudo isso para evitar problemas ainda mais sérios, como hérnia de disco e doenças no coração. Estima-se que os americanos tenham gastado em 2010 cerca de 25 milhões de dólares com o tratamento de seus pets gordinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário