segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CORUJAS SÃO CREPUSCULARES


Coruja – Alguém aí falou que eu sou Crepuscular?!

Sim, somos consideradas crepusculares. Mas espere, não é porque giramos nossos pescoços para trás até 270 graus. Calma lá, também não é porque vomitamos aquelas “pelotas” de pêlos e ossos depois de nos alimentarmos. Muito menos porque engolimos nossas presas de uma vez sem “mastigar”.
Somos aves chamadas Strigiformes. Caçamos muito bem pois temos uma visão aguçada, mesmo na noite. Nossa é várias vezes melhor que a do homem e por isso ouvimos os mínimos ruídos de presas andando no chão. Nossas penas ajudam a nos proteger das presas que agarramos e também silenciam nosso vôo para que cheguemos sempre de surpresa.
Em nossa , todos tem a cara e olhos bem redondos. Alguns preferem o clima bastante frio enquanto outros o calor intenso do deserto, e temos parentes até na Floresta Amazônica.
Não há necessidade de ter . Ajudamos muito a manter o equilíbrio na cadeia alimentar, e não seremos agressivas se não chegarem muito perto de nossos ninhos.
Curiosidades:
As “pelotas” que as regurgitam com os restos de ossos e penas, saem no formato da moela (ventrículo – segundo estômago da Coruja). Até que seja expelido uma pelota, o que leva até 10 horas, a Coruja não pode alimentar-se.
possuem ouvidos assimétricos, ou seja, o ouvido do lado esquerdo não fica na mesma posição/altura que o ouvido do lado direito e nem tem tamanhos iguais. Ao contrário do que pode parecer, isso é mais uma das “artimanhas” da natureza, e obviamente favorece a caçada da coruja em busca de seu alimento. Por causa dessa assimetria, os sons emitidos pelas presas chegam com milissegundos de diferença aos 2 ouvidos e o cérebro utiliza essa diferença para calcular com precisão a posição da presa.
Mesmo em escuridão total, as conseguem demarcar o local onde devem atacar a presa com precisão e a margem de erro fica na casa de +- 2 centímetros. Para compensar esses poucos milímetros de erro, as garras das abrem-se ainda mais na hora da captura. Desnecessário dizer que a Coruja ganha de “lavada” a maioria de suas investidas alimentares.
A Coruja possui 4 garras com estrutura óssea muito forte, sendo que a mais externa tem uma articulação super flexível e a Coruja movimenta essa garra para trás facilitando a captura da presa e também a fixação em galhos quando empoleiradas.
possuem 3 pálpebras! A superior que se fecha quando a Coruja pisca, a inferior que se fecha durante o sono e uma terceira que fecha na diagonal limpando a superfície ocular.
Além do formato arredondado da cara, algumas tem penas que parecem ser os ouvidos, mas na verdade são “apenas penas” que ajudam a canalizar os sons otimizando sua .
Os ninhos de várias espécies de podem estar em galhos bem altos nas árvores, mas podem ser encontrados no solo também.
A visão das chega a ser 100 vezes mais acurada que a do ser humano, e o fato de enxergar somente em direção frontal é compensado pela rotação da cabeça de até 270 graus em sentido lateral, e 180 em sentido vertical. Também, com 14 vértebras no pescoço, fica fácil. O ser humano tem somente 7 vértebras.
É bastante comum o macho oferecer “comida” para a fêmea desejada e caso ela aceite, normalmente esse é o sinal de que eles formarão um casal. Nem todas as espécies respeitam a monogamia, e principalmente nas espécies migratórias, os 2 encontrarão novos parceiros.
As não constroem seus ninhos. Na maioria das vezes ocupam ninhos que já foram usados por outras aves ou animais terrestres como o esquilo.
Reino: Animal
Filo: Cordado
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Tytonidae – Strigidae
Alimentação: ratos e roedores, coelhos e lebres (alimento preferencial), esquilos, cobras, aranhas, escorpiões, pássaros, peixes, gafanhotos, patos, gansos, gatos, porco espinhos, gambás, insetos…
Reprodução: existe variações entres as espécies, mas genericamente pode-se esperar de 1 até pouco mais de 10 ovos. O macho alimenta a fêmea durante a incubação, que também varia de espécie pra espécie. Em média 30 dias para a maioria das espécies.
Habitat: Praticamente em todo o território global, menos na Antártica.
Ah sim, Crepuscular significa que gostamos de trabalhar durante o amanhecer e ao anoitecer. Só isso!
*o dito popular “Mãe Coruja” nasceu em um conto do autor francês La Fontaine. Quer saber mais? http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/fabulas.html#100

Nenhum comentário:

Postar um comentário