quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PROJETO CÃO COMUNITÁRIO

Projeto incentiva guarda responsável de animais que vivem nas ruas de Jacareí (SP)

16 de fevereiro de 2011

Programa oficializa hábito de os moradores cuidarem dos animais de rua e traz mais segurança à população; os “cães comunitários” são castrados, vacinados, ganham microchips subcutâneos e placas de identificação.

Projeto Cão Comunitário (Foto: Valter Pereira/PMJ)
Diego e Tati, dois cachorros que moram no bairro Nova Aliança, em Jacareí, foram os primeiros animais da cidade localizada a 80 km de São Paulo a se tornarem oficialmente “cães comunitários”. Ao ganharem essa denominação, os animais recebem microchips subcutâneos e coleiras com placas de identificação em que consta o telefone da Diretoria de Vigilância à Saúde. Eles ainda são castrados e vacinados, garantindo maior segurança à vizinhança e aos moradores de rua.
De acordo com a agente de Controle de Zoonoses de Jacareí, Suely Akeni da Silva, o objetivo do programa é incentivar a guarda responsável dos animais e padronizar algo muito comum em todos os bairros, que é os moradores cuidarem de animais que vivem na rua.
“Ao oficializar essa prática, as pessoas se sentem realmente responsáveis por esses animais, dos quais já estão acostumados a cuidar. De uma maneira indireta, esses cuidadores acabam conscientizando os demais moradores do bairro”, afirmou.
O projeto está previsto na lei estadual nº 12.916/2008 e começou a ser desenvolvido na cidade em janeiro deste ano. Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses pelo telefone (12) 3955-9623.
Fonte: Bagarai

Nenhum comentário:

Postar um comentário