quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FINAL FELIZ PARA OS LEÕES DA BOLÍVIA

Leões resgatados de circos na Bolívia chegam à santuário nos EUA

17 de fevereiro de 2011

Por Antoniana Otoni   (da Redação)
O resgate começou em novembro passado e terminou hoje, quando 25 leões chegaram ao aeroporto de Denver (EUA). Ele foram encaminhados para a nova morada de 320 mil metros construída especialmente para eles no Santuário para Animais Selvagens (TWAS), em Denver, Colorado.
Foto: ADI
Assim que o avião pousou, um sentimento de alívio e felicidade tomou conta do time responsável pela operação. As campanhas mundiais da ONG Animal Defenders International efetivamente fecharam a indústria do circo com animais na Bolívia. Um fato inédito no mundo, que começou em 2005 com a investigação secreta da ADI, revelando os terríveis abusos nos circos na América do Sul, e finalmente chegou ao final feliz hoje.
Os 25 leões resgatados tiveram uma vida de sofrimento e privação durante o tempo que viveram dentro dos circos bolivianos. Até agora, tudo que eles conheciam eram condições deploráveis, negligência e abuso. E agora o paraíso espera por eles.
A atuação de Bob Barker foi fundamental para o sucesso da operação. Foto: sem crédito
A operação Arco de Leões encontrou Jorja Fox, atriz do CSI, e o apresentador da TV Bob Barker, cujo esforço foi determinante para a realização desta operação. Em reconhecimento a sua generosidade, a ONG colocou o nome de um dos filhotes de três meses de Bob, e hoje os dois Bobs irão se encontrar pela primeira vez.
Jan Creamer, presidenta da ADI disse: “A operação Arco dos Leões demonstrou que o grande esforço das atividades das campanhas dos últimos anos tiveram muito alcance e essas ações têm retornado em grandes vitórias para os animais”.
E acrescenta: “Nós estamos encantados por termos resgatados esses magníficos leões. Eles sofreram tanto, mas agora podem olhar o futuro com alegria e liberdade em sua nova casa no Colorado. Eu nem posso acreditar que esse resgate monumental finalmente chegou ao fim e estamos agora em solo americano com todos os 25 leões seguros – estou absolutamente feliz!”
O embaixador da ADI, Bob Barker disse: “Estou alegre e muito orgulhoso em dizer que a operação Arco dos Leões aconteceu com minha ajuda, também, não poderia perder a chegada de meu “xará” Bob e os outros 24 leões.”
Jorja Fox é embaixadora da ONG. Foto: sem crédito
A atriz do CSI e embaixadora da ADI, Jorja Fox, completou: “Estes magníficos animais passaram por tantas coisas e agora por meio de ações ousadas da ADI, eles finalmente terão uma vida fácil, digna e encantadora. Parabéns  pelo sucesso desse resgate estrondoso!”
O resgate dramático desses animais começou com um conjunto de atividades da ADI, que trabalhou com as autoridades bolivianas para exigir que a Lei boliviana 4040, que proíbe animais em circo, fosse cumprida, após a descoberta sobre abuso e negligência dos circos com animais no país.
Novo espaço
Em preparação para a chegada da operação Arco dos Leões, foi construída uma imensa facilidade interna no TWAS em uma are de 40 mil metros, para aclimatizar os leões antes de serem soltos em sua nova morada de 320 mil metros. A idade dos leões vai de três meses de idade até o mais velho com 15 anos.
Estabelecido pelo Diretor Executivo Pat Craig em 1980, o TWAS é o mais antigo e maior santuário sem fins lucrativos dos EUA, dedicado exclusivamente em resgate de grandes carnívoros exóticos e em extinção. O lugar engloba uma área de 320 acres, abrigando mais de 200 leões, tigres, ursos, leopardos, leões de montanha, lobos e outros grandes carnívoros.
Pat Craig disse: “Nós temos trabalhado sem parar nas últimas oito semanas construindo a nova estrutura para os leões, com o objetivo de criar uma casa perfeita para eles. Agora, esses leões irão começar um novo capítulo de suas vidas, e estamos confiantes que irão gostar.”.
Creamer acrescenta: “De agora em diante não existirá mais cenas estarrecedoras como as que testemunhamos na indústria circense boliviana. Este é o primeiro momento na história que um grupo de proteção animal e governo trabalham juntos para erradicar o sofrimento animal. Foi maravilhoso para os animais salvos! Este conjunto de ações foi incrível e sem precedentes. A Bolívia demonstrou um brilhante exemplo para o mundo e estamos encorajados que outros governos se manifestem a favor de inúmeros animais que são constantemente negligenciados nos circos em todo o mundo”.
A ADI se comprometeu a arcar com os custos financeiros por toda a vida desses animais, por isso, precisa de apoio. Para ajudar: adote um leão e faça uma doação regular contribuindo para a vida digna e livre destes animais.
Os adotantes receberão um certificado, DVD e atualizações regulares sobre os animais. Por favor, entre em contato. Para mais informações visite: www.savethelionsappeal.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário