Estados Unidos
Border Collie © Romarjo Foto original (1200x935) Wallpaper | Postal |
A cadela foi treinada durante três anos por investigadores da Universidade de Wofford, Carolina do Sul, e o objectivo era tentar perceber se havia limites para o número de palavras que podia aprender e, se sim, quantas. O resultado não podia ser mais encorajador: Chaser reconhece 1022 palavras, entre objectos e cores!
O caminho de ensino foi diferente do que foi testado até aqui. Durante algum tempo, Chaser trabalha com um único objecto até o identificar pelo nome, só depois é que começa a trabalhar para reconhecer outro. Até agora, noutras tentativas do mesmo género, era sempre usado um grupo de objectos em simultâneo. A cadela diferencia, por exemplo, «bola» de «bola azul», fazendo esse exercício com outros objectos, por cor ou tamanho.
Para testar a aprendizagem da cadela foram feitas 838 sessões de 20 objectos cada e a taxa de sucesso foi superior a 90% dos objectos pedidos, num universo de 1022 diferentes peças, distribuídas por 16 banheiras de plástico, onde são guardados os brinquedos que deram origem ao estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário