sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PROFISSÃO: PET

Os funcionários de quatro patas de Downing Street


por Helena TecedeiroOntem
A
Depois de terem sido avistados ratos na residência oficial do primeiro-ministro britânico, David Cameron está a pensar arranjar um gato, seguindo uma tradição antiga.
Quando em 1995 Humphrey desapareceu durante vários dias, os jornais britânicos não hesitaram em escrever o obituário do gato do número 10 de Downing Street. Uma decisão que prova bem a importância dada a este animal considerado como um funcionário oficial no Reino Unido. E neste caso, as notícias ajudaram a desmentir a própria notícia. É que afinal, Humphrey estava vivo e tinha sido adoptado pelo pessoal médico de um hospital próximo, que o reconheceu nas fotografias dos jornais e devolveu ao então chefe do governo John Major. Agora, é a vez do também conservador David Cameron estar a pensar arranjar um gato para dar caça aos ratos que continuam a aparecer na residência do primeiro-ministro.
Próximo do tamisa, o 10 de Downing Street tem tido problemas com ratos desde o reinado de Henrique VIII, no século XVI. Mas os registos oficiais só começaram a dar conta da "contratação" de um Chief Mouser to the Cabinet (o cargo de Gato Oficial do Primeiro-ministro) desde 1929. E para garantir que o animal cumpre a sua função com esmero, o orçamento de Downing Street inclui cem libras (117 euros) anuais para despesas de manutenção do gato da casa.
Apesar de partilharem a casa com o primeiro-ministro, os gatos de Downing Street não são propriedade do chefe do governo. Isso explica porque é que Wilberforce, que viveu na residência londrina entre 1970 e 1988, conviveu com Edward Heath, Harold Wilson, Jim Callaghan e Margaret Thatcher. A dama de ferro tinha tanto carinho pelo animal que até lhe trouxe uma lata de sardinhas moscovitas da sua visita de estado à União Soviética.
Mas o mais famoso dos gatos de Downing Street foi mesmo Humphrey. Muito devido ao alegado mau feitio do bicho, que nunca se terá entendido com Cherie, a mulher de Tony Blair. Famosa ficou a fotografia da advogada com Humphrey ao colo que, umas semanas depois de ter sido publicada, se veio a saber ter sido tirada quando o animal estava sob o efeito de drogas para não poder arranhar. Tal foi a polémica, que Humphrey não demorou a ser "reformado", tendo passado o resto dos seus dias no campo, onde morreu em 2006.
A última gata de Downing Street foi Sybil. O animal - assim baptizado em homenagem a Sybil Faulty, a mulher do dono de hotel interpretado pelo Monty Python John Cleese na série Fawlty Towers - chegou da Escócia com o ministro das Finanças Alistair Darling. Mas o seu "mandato" durou pouco, talvez devido às alegadas dificuldades de convivência com o primeiro-ministro Gordon Brown. E em 2007, o animal regressou às terras altas escocesas.


fonte da notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário