segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CENTRO DE AJUDA AOS ANIMAIS DESABRIGADOS PELAS ENCHENTES

Centro de auxílio aos animais abandonados na região serrana


- Instituições centralizarão o armazenamento de alimentos e outros produtos para doações
Da Redação
 
A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal firmou parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO, em Teresópolis, para a criação de um Centro de Operações, aberto nesta quinta-feira, dia 27. O local centralizará o armazenamento de alimentos (12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada de ração para gatos), medicamentos veterinários e outros produtos como bebedouros, comedouros, que serão distribuídos conforme a necessidade de cada local afetado.

As ações serão coordenadas pelo Dr. Sérgio Vasquez, especialista em desastres do escritório da WSP Costa Rica. Da equipe farão parte membros da WSPA Brasil  (Dra. Rosângela Ribeiro  e  Caroline Chicre), além de  Halem Nery, presidente da ONG afiliada Ecosul, que coordenou trabalhos nas enchentes de Santa Catarina em 2009 e participou do curso da WSPA sobre desastres  em 2010. Contamos com a orientação especial também da Dra. Carla Moura, professora da UNIFESO.

Equipes de voluntários formadas por médicos veterinários e alunos do último ano do curso de Medicina Veterinária da UNIFESO, orientados por professores da Universidade, sairão diariamente para as áreas identificadas e mais necessitadas. Voluntários visitaram o bairro de Santa Rita em Teresópolis.

O Plano de Trabalho da WSPA está focado na manutenção dos animais perdidos ou abandonados com cuidados veterinários nos casos necessários e a distribuição de alimentos. Também estaremos trabalhando na orientação à população local quanto às possíveis zoonoses, que aparecem geralmente duas a três semanas após desastres naturais. Qualquer animal que necessite de mais cuidados ou intervenções cirúrgicas será encaminhado para o Centro de Operações com o apoio do Hospital Veterinário da UNIFESO.   

A  experiência  global da WSPA em gerenciamento de desastres demonstra que, além do imediato socorro para assegurar a sobrevivência dos animais – já realizado pela rede de ONGs afiliadas na região, além da inestimável ajuda dos voluntários e moradores presentes no local no momento do desastre -  é necessário planejar a continuidade das atividades para a manutenção a médio e longo prazo do bem-estar dos animais. 

Mais informações sobre o funcionamento do Centro de Operações, favor entrar em contato com a UNIFESO – (21) 2743-5300 das 9 às 17h, ou com a WSPA – (21) 7109-4646.

Nenhum comentário:

Postar um comentário