sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O MELHOR AMIGO DO HOMEM

Por que o cão é o nosso grande aliado?

Que o cão é o melhor amigo do homem não há dúvida; especialmente por aqueles que o escolheram como seu animal de estimação. O que nem todos sabem, contudo, é a origem desta sábia afirmação.

A frase “O cão é o melhor amigo do homem” foi dita pelo advogado americano George Graham Vest, em 1870, durante o julgamento do suspeito pela morte de Old Drum, o melhor cão de caça de um fazendeiro local. O mandante teria sido um vizinho, desconfiado que o animal matava suas ovelhas, que deu ordens para que atirassem no cachorro. Quando Old Drum foi encontrado morto seu proprietário resolveu processar o suspeito e, com um discurso emocionante, George Vest ganhou a causa.

Estudiosos acreditam que os cães surgiram da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos. Com o passar do tempo o filhote de lobo foi se adaptando à aproximação do homem e se tornou um animal dócil. Hoje, estima-se que existam no mundo inteiro mais de 400 raças de cães. Eles se tornaram animais sociáveis e possuem características de grande utilidade para o ser humano.

Cada vez mais se acredita que a importância do cão para o ser humano é muito maior do que se imagina. São inúmeros os relatos de caninos que se tornaram verdadeiros heróis ao salvar a vida de seu dono ou o defendeu até as últimas circunstâncias.

O nosso melhor amigo possui excelente visão, olfato e audição, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao homem, e com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, os cães podem ser adestrados para executar grande número de tarefas. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do homem e cão.

Os cachorros são carinhosos e demonstram grande lealdade a seu proprietário. Se o dono está triste, o cão senta e fica ao seu lado. E, mesmo que seja desprezado, não guarda mágoas, voltando a dispensar carinho e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário