domingo, 23 de janeiro de 2011

NOVO ABRIGO PARA OS ANIMAIS VÌTIMAS DAS ENCHENTES



Grupo de voluntários cria abrigo para cães e gatos abandonados na tragédia no RJ



A placa na rua Caramuru, no bairro de Meudon, periferia de Teresópolis (região serrana do Rio), dá a direção para o abrigo, mas o latido e o uivo da matilha são o sinal de que naquele galpão o alojamento é outro.
Comovidos com o abandono de cães e gatos, 40 voluntários de cidades vizinhas e do Rio se reuniram para resgatar animais cujos donos morreram na chuva ou estão instalados em abrigos, onde os bichos não podem entrar.
Desde sexta, 200 cachorros e 100 gatos já foram para o abrigo. Muitos estavam soterrados e chegam com pneumonia, patas quebradas, desidratados, desnutridos e com bicheira.
O voluntariado é dividido em dois grupos: um sai para fazer o resgate, outro fica no canil para tratar dos animais.
O trabalho surgiu porque os bombeiros resgatam apenas corpos e sobreviventes.
Criadora do abrigo, a protetora de animais Maria Elisabete Filpi diz ter sido resgatada por bombeiros porque ficou atolada com dois cachorros nos braços.
Um dos voluntários é Bruno Bento, 11, morador do local, que dá ração e água aos cachorros e faz carinho neles, a tarefa de que mais gosta. "Vim porque adoro os animais e fiquei muito triste."
Outros voluntários levam os cães para passear.
Quase todos os cães são vira-latas, mas há animais de todas as raças e portes, de poodles a um rottweiler.
Com a sensação de abandono pela morte do dono, muitos cães entristecem e deixam de comer. Outros estranham e mordem os tratadores, que têm de tomar vacinas contra raiva e tétano.
A história que mais comoveu o abrigo é a de Pelé, labrador encontrado sobre o corpo do dono.
Depois de tratados, os animais irão para feiras de adoção nas cidades da região serrana do Rio. Quem quiser pode ir ao abrigo adotá-los.
COMO AJUDAR
O abrigo fica num galpão na rua Caramuru, nº 200, no bairro Meudon, em Teresópolis.
Os veterinários precisam de coleiras, vacinas contra raiva e V8, remédios antipulga e seringas. O estoque de ração é suficiente para as próximas semanas.
Doações também podem ser feitas por depósito no banco Itaú - agência 6103 (Teresópolis-RJ), conta corrente nº 19.918-5, em nome da Sociedade Grupo Estimação.
Adoção
Quem quiser adotar um dos animais abandonados pode ir ao abrigo e levar RG, CPF e assinar um termo de compromisso.
CFSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário