quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MAIS SOBRE AS FÉRIAS E OS PETS

Chegaram as férias. Levar ou não os animais de estimação?


Chegaram as férias. Levar ou não os animais de estimação?

Chegaram



Imagem: Thaís Vidal/DP/D.A Press

As férias chegaram e é hora de arrumar as malas e viajar, aproveitar o descanso justo depois de meses de trabalho ou estudo. Mas, para quem tem um bicho de estimação, é também a hora de resolver um dilema: levar o animal ou deixá-lo? Não há um consenso, mas é importante lembrar que o bichinho não pode ficar só por muito tempo, e deixá-lo em casa quase nunca é a melhor alternativa.
Para quem opta por pagar os serviços de um hotelzinho, o recomendável é que se faça sempre uma pesquisa e uma vistoria no ambiente, principalmente para saber o que o lugar oferece para o animal. "Quando o cliente vê antes de contratar o serviço, ele sabe o que está consumindo e pode se sentir mais seguro”, diz Caio Gondim, dono do petshop e hotel Petit Pet, em Boa Viagem,
Na hora de hospedar seu animal, é crucial que alguns cuidados sejam tomados. Primeiramente, não se deve trocar a ração, evitando que ele a rejeite ou tenha problemas de digestão. Por isso, o melhor é levá-la de casa ou solicitar ao hotel que a forneça, caso ofereça o serviço. Outro ponto positivo para a adaptação rápida do animal é levar para o hotelzinho seu pote de alimentação e até algum brinquedo de que ele goste muito.
Apesar da comodidade, porém, há uma resistência natural dos donos pelo medo de maus tratos, ou mesmo pela distância. Para amenizar a insegurança e a saudade, os hoteizinhos oferecem atualmente serviço de foto e vídeo. No Petit Pet, os tratadores, recreadores e veterinários sempre tiram fotografias dos animais e enviam-nas para seus donos. No Hotel da Ribeira, em Jaboatão, há o serviço de webcam para que os donos acompanhem o seu animal durante o horário comercial.
Mas não são todos que deixam seus animais aos cuidados de hotéis. A estudante de administração Sofia Silveira sempre leva seu cachorro para viagens curtas. "No hotel, o cachorro fica sujeito às mudanças do ambiente e das pessoas, e você nunca está lá para ver o que acontece”. Quando viaja por muito tempo, prefere mesmo deixar o cachorro em casa aos cuidados da empregada doméstica, a quem paga por fora. "É sempre bom ter uma companhia”, acredita ela.
Optar por levar o animal em viagens também exige cuidados não só na adaptação do bichinho. Por questões legais, o animal precisa estar sempre com cartão de vacinação atualizado. Quando viajam de carro, cães e gatos devem ir na casinha. Caso eles tenham um temperamento mais agitado, veterinários costumam indicar sedativos para tranquilizá-los.O remédio e a dosagem tem sempre que ser indicada por um médico veterinários, que antes de prescrever o medicamento vai realizar exames no animal e orientar os donos.
Em caso de viagens internacionais, o cuidado precisa ser ainda maior, segundo a veterinária Adriana Leão. "É importante atender às exigências sanitárias e legais do país de destino e da companhia aérea, que costuma informar a documentação exigida”. Independentemente do que se faz com o animal, o mais importante sempre, é fazer com que a vida pareça o mais normal possível para o bicho, concluiu a veterinária.


fonte da notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário