domingo, 20 de fevereiro de 2011

TARTARUGA TARADA


Incansável apetite sexual de tartaruga espanta investigadores


O animal esteve privado da companhia de femeas durante um ano e meio
  • Tartaruga

Tem 70 anos, pesa cerca de 200kgs e não pára de surpreender os expecialistas do jardim zoológico de Londres. O insaciável apetite sexual de Dirty Dirk atraia os visitantes do jardim e deixa os investigadores boquiabertos.
A tartaruga do arquipélago de Galápagos é, na verdade, a principal estrela da exposição «Os Gigantes dos Galápagos» porque não tem dado trégua às companheiras Dolly, de 16 anos, e Dolores, de 14, ambas com metade do peso de Dirty.
De acordo com o jardim zoológico, a justificar o apetite sexual do réptil pode estar o facto de ter passado um ano e meio longe das fêmeas antes da viagem à capital britânica,
Mesmo assim, os funcionários do zoológico estranham que a volúpia da tartaruga não tenha diminuído depois da época tradicional de acasalamento, que ocorre no período mais quente do ano.
«Acho que Dirk tem uma queda em particular pela Dolly. Vieram juntos para cá e têm sido inseparáveis desde então», conta Ian Stephen, zoólogo especializado em répteis e anfíbios, acrescentando que o macho «nem permite que Dolly termine suas refeições ou saia da banheira antes de ser seduzida».
Dirk foi levado do arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, para a Holanda em 1962. No ano passado, foi enviado para a exposição em Londres.
Sexo frequente pela luta contra extinção da espécie
O apetite sexual de Dirk tem deixado os especialistas do Jardim Zoológico de Londres animados com a perspectiva de procriação quando o clima aquecer.
Isto porque, apesar de terem um casco muito resistente e uma longevidade de 150 anos, as tartarugas dos Galápagos estão em vias de extinção.
De acordo com o jardim zoológico, a caça, o turismo e a expansão de predadores nas ilhas do Pacífico tem vindo a dizimar os animais da espécie. Três dos 14 tipos de tartarugas da região já estão extintos.
As tartarugas dos Galápagos são particularmente importantes para a história da ciência porque foram alvo de estudos de Charles Darwin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário