quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LEÕES SALVOS VÃO PARA SANTUÁRIO NOS ESTADOS UNIDOS

Grupo de 25 leões salvos de circos na Bolívia embarcam para santuário nos EUA

16 de fevereiro de 2011

Por Antoniana Ottoni  (da Redação)
Um santuário para animais no Colorado, EUA, vai acolher o grupo de 25 leões que eram explorados por circos na Bolívia e que foram salvos pela organização não-governamental Animal Defenders International (ADI).
Foto: sem crédito
A ONG trabalhou em parceria com o governo boliviano que é o primeiro país no mundo a proibir por lei o uso de animais selvagens em performances ou atuações públicas nos circos.
A data marcada para a decolagem  é  hoje, quarta-feira (16), os leões serão levados para um recinto de 80 acres (320 mil metros) construído no Colorado (EUA). Este será o maior resgate e viagem aérea com leões jamais vista.
Foto: ADI
Os animais resgatados eram maltratados, especialmente as leoas que tinham crias que lhes eram retiradas para posarem para fotografias com os visitantes.
A idade dos leões varia entre os três meses, o mais novo, e os 15 anos, o mais velho.
Quando estes leões foram resgatados estavam subnutridos, estressados e traumatizados, por todas as experiências vividas. A condição de saúde dos leões continua a melhorar, pois a reabilitação ainda não terminou.
Filhote de leão resgatado de circo que agora vai viver numa grande reserva. Foto: ADI
A presidenta da ADI, Jan Creamer disse: “Nós resgatamos esses animais das condições mais deploráveis dos circos na Bolívia, assim que conseguirmos colocá-los em segurança em nosso complexo começamos um sério trabalho de reabilitação”.
A veterinária da ONG Mel Richardson declarou: “Nós estamos acompanhando esses leões desde o dia do seu dramático resgate e eu estou impressionada pela incrível recuperação desses animais, isso só demonstra a força e o desejo de viver.
E completa, “nossa prioridade foi assegurar o bem estar desses animais e depois prepará-los para a viagem, recuperando a saúde deles para o vôo que os levará a liberdade. O objetivo foi alcançado e a Operação Arco dos Leões está pronta para partir”.
Foto: ADI
O espaço onde os leões estãos endo cuidados, foi gentilmente providenciado pelo prefeito de Santa Cruz, possuindo água, luz, perímetros, segurança 24 horas, veterinário e um time experiente em cuidados animais. Os animais têm recebido boa comida, vitaminas, suplementos minerais e água fresca.
Esta estação improvisada tem servido de clinica veterinária para o time de resgate da ADI, possibilitando agir diretamente nos resgates, e ao mesmo tempo providenciar o santuário para os leões, que estavam doentes e famintos, e se recuperam com tratamento veterinário 24 horas.
Resgate
O resgate dramático desses animais começou com conjunto de atuação da ADI que trabalhou com as autoridades bolivianas para exigir que a Lei boliviana 4040, que proíbe animais em circo, fosse cumprida, após a descoberta sobre abuso e negligência dos circos com animais no país.
A ONG resgatou 25 leões, seis macacos, um coati mundi, um veado e um cavalo. Os leões foram removidos rapidamente para o complexo e os outros animais foram levados para santuários na Bolívia e outros soltos na natureza. A operação removeu todos os animais de circo, acabando com a indústria de animais de circo – é a primeira vez que isto acontece no mundo.
Foto: em crédito
Creamer disse: “A operação arco dos leões representou uma grande vitória para as atividades das campanhas dos últimos anos, e uma nova realidade para os animais de circo.
ADI lançou um especial “Apelo salve os leões” para arrecadar fundos para o resgate e cuidados com esses animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário