segunda-feira, 4 de abril de 2011

EVENTO CONTRA A FARRA DO BOI EM SANTA CATARINA

Festa cultural será promovida para tentar impedir a farra do boi em SC

02 de abril de 2011

O evento terá shows musicais, gastronomia,
ações de lazer e esporte e será sem animais
Uma festa cultural durante quatro dias na Semana Santa para tentar impedir a farra do boi. O evento está previsto para acontecer em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A cidade tradicionalmente tem a maior incidência de casos e, com a Capital, concentra 80% das ocorrências registradas nesta época do ano em Santa Catarina.
O anúncio saiu nesta sexta-feira à tarde no comando-geral da Polícia Militar, em Florianópolis, durante reunião sobre ações preventivas contra a farra do boi. Os promotores de Justiça Luis Eduardo Couto de Oliveira Souto e João Carlos Linhares Silveira acompanharam o encontro.
O prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares (PMDB), se comprometeu a realizar a festa popular como forma de mudar o foco da população local que historicamente defende a prática com o boi, a qual é ilegal.
A festa terá shows musicais, gastronomia, ações de lazer e esporte e será sem animais. O prefeito estima gastar até R$ 50 mil e disse que terá apoio do governo do Estado com a Secretaria de Turismo. Entre 2006 e 2007, Anísio tentou regulamentar a farra do boi na cidade com lei municipal, mas ela acabou sendo declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de SC por 15 votos contrários e seis a favor.
“A minha intenção sempre foi a de organizá-la, protegendo o animal, dando segurança e impedindo abusos. Mas não conseguimos convencer as entidades”, disse o prefeito reclamando de oportunistas que atuam na cidade na semana santa comercializando álcool e drogas.
Ainda em prevenção, a PM, o Ministério Público e outras instituições realizaram concurso de redação sobre como evitar a farra do boi nas escolas de Governador Celso Ramos e Florianópolis. Mais de mil crianças entre nove e 12 anos participaram. Palestras também foram dadas.
Na Capital, ficou definido envolvimento comunitário numa “farra do chocolate” nos bairros Ingleses e Rio Vermelho (Norte da Ilha), quando haverá distribuição de chocolates arrecadados.
O comandante-geral da PM em SC, coronel Nazareno Marcineiro, disse que também haverá ação de repressão contra a farra. Em Governador Celso Ramos, uma das medidas previstas será o envio do batalhão de Choque da PM para fazer barreiras e tentar impedir a ação dos farristas.
Fonte: Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário