segunda-feira, 25 de abril de 2011

CZZ DE RIBEIRÃO PRETO FAZ MONITORAMENTO DE CÃES DE RUA

Zoonoses de Ribeirão Preto (SP) inicia monitoramento de cães abandonados

22 de abril de 2011

A Divisão de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto deu início ao monitoramento de cães abandonados. Desde 2009, apenas gatos passavam por esse tipo de fiscalização. O projeto, que tem como objetivos o controle populacional e é direcionado a cachorros desde o final de março.
Pelo menos 20 cães estão sendo castrados, vacinados e vermifugados em toda a cidade – o mesmo trabalho já é realizado em aproximadamente mil gatos soltos em locais públicos. A ação é realizada, principalmente, em áreas residenciais, onde os animais são alimentados e cuidados por membros da comunidade.
Quem voluntariamente cuida de cães abandonados pode entrar em contato com a Zoonoses pelos telefones (16) 3628-2015 e 3628-2078 para preencher um cadastro. Os agentes de saúde vão ao local e identificam se o cão oferece risco à comunidade. Em seguida, fazem visitas mensais aos locais cadastrados. O cuidador, depois de identificado, fica responsável pelo cachorro e qualquer situação anormal deve ser comunicada a Zoonoses.
Segundo a chefe do Controle de Zoonoses, Eliana Collucci, existe um projeto de lei, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que prevê a instalação de microchip para identificação dos animais. “Estamos aguardando o retorno da secretaria, pois o município já manifestou interesse em firmar convênio com o Estado”, disse.
Fonte: EPRibeirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário