terça-feira, 26 de abril de 2011

IMPACTO SOBRE A FAUNA

Mudanças na floresta afetam composição de espécies de aves em MT

26 de abril de 2011

As aves podem ser afetadas pela variação de muitos componentes da estrutura da floresta. Práticas como o corte seletivo de madeira, por exemplo,  provoca mudanças na estrutura das florestas e têm grande efeito sobre as comunidades de animais, principalmente devido às mudanças no microclima, nas fontes alimentares e na vulnerabilidade a predadores.É o que revela a pesquisa realizada uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), feita pela acadêmica Jocieli de Oliveira
O estudo teve como objetivos conhecer a composição de aves de sub-bosque em uma região da Amazônia Meridional; comparar a riqueza e a composição de aves de sub-bosque em três áreas com diferentes históricos de manejo (corte seletivo de madeira); e avaliar o efeito da estrutura da floresta sobre a composição e riqueza das aves de sub-bosque. O estudo foi desenvolvido em três áreas localizadas no município de Cláudia, ao norte do Estado de Mato Grosso. Estas áreas estão distantes entre si cerca de 20 km e apresentam histórico diferenciado de manejo.
A pesquisa foi realizada em três períodos: setembro de 2009; março e abril de 2010; julho e agosto de 2010. As aves foram capturadas por meio de redes de neblina. Os quatro componentes da estrutura da floresta amostrados em cada parcela foram: abertura do dossel, volume da serrapilheira, altitude e a densidade de árvores, sendo também considerado como variável o tempo de pós-manejo.
Em 9.167 horas na rede foram capturadas 917 aves pertencentes a 95 espécies e 29 famílias. Um grande número de espécies apresentou baixos valores de abundância e distribuição espacial restrita. Houve diferenças na riqueza das áreas analisadas, assim como a composição quantitativa variou entre as áreas amostradas. A variável altitude afetou a riqueza e composição das aves de sub-bosque e o tempo pós-manejo afetou a composição das espécies, sugerindo que a diferença no tempo pós-manejo possa refletir os estágios de regeneração da floresta, que consequentemente influenciaram as aves presentes no local.
A defesa pública da dissertação de mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, foi apresentado nesta segunda-feira, dia 25. O trabalho foi orientado pelo  professor doutor Domingos de Jesus Rodrigues. A banca foi  composta pelas professoras doutoras Luiza Magalli Pinto Henriques, Viviane Maria Guedes Layme e o professor Rafael Soares Arruda.
Fonte: 24HorasNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário