segunda-feira, 25 de abril de 2011

ABSURDO: TOURADAS SÃO DECLARADAS BEM DE INTERESSE CULTURAL NA FRANÇA

Retrocesso: França declara tourada bem de interesse cultural

22 de abril de 2011

Touro sangra até a morte. Foto: sem crédito
O Ministério da Cultura francês comunicou hoje que o Governo declarou a tourada como bem de interesse cultural, segundo o jornal El Mundo. No comunidado, emitido no momento em que no sul do país se realiza a Feira de Arles, um grande evento taurino, pode se ler: “Esta medida constitui o reconhecimento, pela instância competente, da dimensão cultural da tauromaquia tal como se pratica e como a vivem os profissionais e amadores que compõem o mundo taurino”.
A França torna-se no primeiro país taurino a dar este passo. Segundo o documento aprovado pelo Ministério, a medida tem como objetivo “salvaguardar a cultura taurina da França e afirmar o aspecto cultural desta tradição”.
As corridas de touros têm presença em quatro regiões do sul do país (Aquitânia, Médios Pirineus, Languedoc-Roussillon e Provença). Todos os anos, meia centena de cidades celebram espetáculos tauromáquicos e em cidades turísticas, como Arles ou Nimes.
“A corrida é, em grande parte, depositária da riqueza e da diversidade do patrimônio taurino francês e, mais do que isso, é formadora de uma unidade de identidade territorial do sudoeste e do sudeste, apesar das especificidades locais deste evento em cada zona”, pode ainda ler-se no comunicado. Este reconhecimento, consequência da campanha orquestada pelo Observatório das Culturas Taurinas francês, pode ser acompanhados de outras medidas, como subvenções ou campanhas de promoção.
As corridas foram introduzidas na França no século XIX e são autorizadas nas quatro regiões acima citadas, que se beneficiam de uma anulação legislativa ao artigo do código penal que pune todo o ato de crueldade contra um animal, domesticado ou em cativeiro, mas que exclui as corridas de touros quando “uma tradição local ininterrupta pode ser comprovada”.
Fonte: Jornal de Notícias

Um comentário:

  1. Esta já eu sabia,as Touradas em França passaram a bem cultural !! com aquele presidente não é de admirar,a sua mulher veste casaco de pele de animal.(J.C.)

    ResponderExcluir