quarta-feira, 27 de abril de 2011

O INÍCIO DO FIM DO LOBO CINZENTO

Lobo-cinzento: futuro puma americano?

Ao ler a matéria “Congresso dos tira lobo-cinzento de risco de ”, publicada na edição de 19 de abril da Folha de S. Paulo, imediatamente lembrei-me do texto que escrevi em 3 de março sobre o desaparecimento definitivo do puma (onça-parda) naquele mesmo país (“Felinos: uma boa e uma péssima notícia”). Afinal, o assunto – – remete a dois mamíferos topos de cadeia alimentar.
Dimas Marques | Fauna News
A reportagem da Folha sobre o lobo-cinzento (Canis lupus) informa que o senador Jon Tester (agricultor da região de Montana) apresentou um projeto no Congresso dos EUA propondo a retirada da espécie da lista de animais em extinção. A idéia, segundo o jornal, foi aprovada mesmo sem apoio dos cientistas.
Atualmente, estima-se que a população de lobos-cinzentos seja de 4.400 animais vivendo em estado selvagem. Detalhe: um terço desses animais está em Montana, terra do senador. A justificativa da proposta, que atendeu a uma reivindicação de fazendeiros, é que os lobos são perigosos e “matam por prazer”.
Nenhum ambientalista ou especialista em fauna foi ouvido na matéria. Também não foram apresentados argumentos científicos que justifiquem a decisão. Acredita-se que em 60 dias caçadores já estejam matando lobos.
Há bem pouco tempo, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos declarou a extinção de uma subespécie do puma no leste do país. A caça indiscriminada promovida na primeira metade do século passado e a redução da população do veado-de-cauda-vermelha, base da alimentação desses felinos, foram os causadores dessa perda.
Terá o lobo-cinzento o mesmo futuro, ou falta de futuro, do puma?
Extinção em massa
Na edição de 3 de março de 2001 da Folha de S. Paulo, a matéria “Estudo vê risco de nova extinção em massa” apresenta algumas informações importantes sobre o desaparecimento de espécies. Veja alguns dados, baseados em pesquisa da Universidade da Califórnia (publicada na revista “Nature”), e depois faça sua reflexão com as informações sobre os lobos-cinzentos e os pumas.
- a Terra já enfrentou cinco ciclos de extinção em massa;
- calcula-se que, nos últimos 500 anos, perderam-se entre 1% e 2% das espécies; pode parecer pouco, mas o número de espécies de mamíferos extintas antes da interferência humana era de duas a cada milhão de anos. Após 1550, esse número já é de 80;
- deve-se destacar que os dados da pesquisa são resultado de projeções estatísticas e que, para a Ciência, o período de 500 anos (em que foi apontado o aumento da velocidade das extinções) é bastante curto. Como as extinções acontecem de forma irregular, a projeção dos dados para longos períodos pode fornecer uma ideia errada;
- de qualquer modo, se as projeções estiverem corretas, em 300 anos estará concluído o sexto ciclo de extinção em massa, com pelo menos 75% das espécies desaparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário