terça-feira, 26 de abril de 2011

O CERVO DO PANTANAL

Evento debate a conservação do cervo do Pantanal

26 de abril de 2011

Animal corre risco de extinção no Rio Grande do Sul. Atualmente, restam apenas dez indivíduos da espécie no estado
Instituto Curicaca/EcopAgência
Buscando despertar o interesse público e incentivar a pesquisa sobre o Cervo do Pantanal, animal que corre risco de extinção no Rio Grande do Sul e se encontra em condição de vulnerabilidade nas escalas nacional e internacional, o Instituto Curicaca e seus parceiros realizam um encontro de pesquisadores na próxima semana, em Porto Alegre e Viamão. A programação será nos dias 27 e 28 de abril, quarta e quinta-feira, e inclui atividades técnicas, voltadas a especialistas, e uma palestra aberta ao público com o professor Dr. José Maurício Barbanti Duarte, que é um expoente da pesquisa de cervídeos e especialista do Departamento de Zootecnia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Jaboticabal.
Com entrada gratuita, a atividade com professor abordará a Conservação de cervídeos brasileiros, seus desafios e perspectivas, como parte do ciclo “Desenvolvimento Sustentável: articulação de saberes e práticas”. Acontecerá na noite do dia 27, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro de Porto Alegre), a partir das 18h. “Ampliar o debate em torno da necessidade de preservação dos Cervos do Pantanal é garantir a existência de áreas ricas em biodiversidade e os serviços ambientais que estas oferecem aos seres humanos”, ressalta Alexandre Krob, Coordenador Técnico da Curicaca.
Maior cervídeo sul-americano e um dos maiores mamíferos do Brasil, o Cervo do Pantanal também pode ser encontrado na Argentina e no Pantanal brasileiro. Ele vive nos banhados e campos úmidos, onde ajuda a garantir a diversidade e a riqueza biológicas. Porém, a espécie foi e tem sido bastante vitimada pela degradação de seu habitat e pela caça, e, hoje, restam apenas dez de seus representantes no RS. São duas as áreas que abrigam os cervídeos no estado gaúcho: a Área de Proteção Ambiental Banhado Grande e o Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, abrangendo os municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Ambas estão sob responsabilidades do Defap, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Além da palestra, a programação inclui atividades voltadas a técnicos e pesquisadores convidados, entre elas a visitação a essas áreas de conservação. O evento faz parte do Programa de Conservação do Cervo do Pantanal no Rio Grande do Sul (Procervo), iniciado neste ano como resultado da parceria entre o Instituto Curicaca, órgãos do governo federal e estadual e entidades de pesquisa. Entre eles estão o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas do Estado (Defap), o Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Centro de Ecologia da UFRGS, além de outros parceiros.
Fonte: Ecoagência

Nenhum comentário:

Postar um comentário