sexta-feira, 1 de abril de 2011

ALIMENTANDO CORRETAMENTE SEU PET

Como alimentar corretamente cães e gatos

Ração ou comida de casa?

Ração animal
Shutterstock
É obrigatório dar ração para os cães e os gatos? Não, o que é obrigatório é dar uma alimentação saudável e balanceada. E isso é mais facilmente alcançado com uma ração de qualidade do que com sobras de comida.
O que é um alimento balanceado? É um alimento no qual estão presentes os principais nutrientes, combinados entre si e que proporcionam uma melhor absorção e nutrição. Os principais nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Uma comida caseira pode ser gostosa para seu bicho, mas carente de alguns destes itens.
Exemplo: fubá com carne moída. Tem carboidratos e proteínas, e alguns cães adoram. Mas e o resto dos nutrientes? Não tem! É uma alimentação carente de vitaminas e minerais, e isso vai se refletir em um animal não muito saudável nem muito bonito.
Qualquer ração serve? Não. Existem muitas rações nas quais os ingredientes não têm muita qualidade e, sendo assim, a alimentação também fica carente. Então a regra é a seguinte: tem de ser uma ração boa ou uma comida muito bem balanceada.
Apenas repetir as refeições da família para o bicho não é legal. Como é difícil para quem não é nutricionista fazer um planejamento alimentar, fica bem mais fácil apostar na ração de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário