sexta-feira, 1 de abril de 2011

ÁGUIA RESGATADA SERÁ LIBERTADA

Águia que foi atingida por um disparo será devolvida à natureza

01 de abril de 2011

Foto: Luis Forra/Lusa
Uma águia calçada foi libertada esta sexta-feira (1) pelo Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) na Ria Formosa, em Olhão, Portugal, onde esteve cinco meses se recuperando de um disparo que lhe deixou a asa partida.
Numa ação promovida com escolas de várias zonas do Algarve para proceder à libertação da ave, Fábia Azevedo, coordenadora do RIAS, contou à Lusa que a águia chegou ao centro em outubro, depois de ter sido encontrada ferida por um popular que a levou para ser tratada.
“No primeiro diagnóstico, com raio-x, foi detectada a presença de chumbos e concluímos que devido a um disparo tinha uma asa partida, um osso fracturado”, explicou a bióloga.
Depois, iniciou-se o processo de recuperação, com o animal a passar para um local maior para se poder exercitar e posteriormente colocada numa jaula de grandes dimensões ao ar livre onde são simuladas as condições ambientais normais do seu habitat para que recomece a voar e a se alimentar.
“Infelizmente, ainda se verificam casos de pessoas que disparam contra animais selvagens, contra estas aves de rapina. É ilegal, não se pode abater estes animais, mas não acontece só com as aves de rapina. Ainda esta semana recebemos uma cegonha e não se percebe isso”, lamentou Fábia Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário