Equipe de desastres da WSPA dá continuidade à ajuda aos animais do Japão
Apr 12, 2011
Dr Damian Woodberry, da equipe de Gerenciamento de Desastres da WSPA
© WSPA
© WSPA
Na região localizada logo atrás das docas, a devastação havia sido realmente inacreditável. Casas esmigalhadas, carros por toda a parte, barcos abandonados ao acaso. Eu vi o que parecia ser uma baía, exceto pelo fato de estar repleta de restos de casas espalhados. Pelo que soube, tratava-se de uma área rural. Talvez, o mais chocante tenha sido a visão de um navio contêiner, que havia sido içado e colocado bem atrás das docas.
Foi nesse local que Kakimoto San deu início à busca de animais de estimação que estivessem presos nos escombros. Porém, logo ficou claro que nenhuma criatura poderia ter sobrevivido naquele lugar. Vários animais que viviam em locais mais afastados do mar foram arrastados pelo tsunami, e abandonados a muitos quilômetros de distância; infelizmente, nem todos eles sobreviveram.
Apenas duas das oito clínicas veterinárias que existiam em Ishinomaki resistiram à tragédia. Dentre elas, o Hospital para Animais Abe, de propriedade do Dr. Toshinori Abe, se tornou a sede para a administração de cuidados veterinários em Ishinomaki. Atualmente, um grande grupo de veterinários experientes e de técnicos em veterinária está trabalhando no estabelecimento.
Animais recebem cuidados veterinários

Cão recebe cuidados médicos no Hospital Abe
© WSPA
© WSPA
Quando examinaram essa cadela da raça dachshund (cão texugo), eles verificaram duas pedras enormes na bexiga do animal, que certamente estavam provocando muita dor. Felizmente, o Dr. Abe conseguiu operá-la logo no dia seguinte, e retirou ambas as pedras. Durante a nossa visita, ela já estava se recuperando de ambos os traumas, ou seja, tanto da provação à qual havia sido submetida, quanto da cirurgia. No momento, ela desfruta da companhia de um número aproximado de 30 cães e gatos na clínica, e de um único coelho solitário.
O Dr. Toshinori Abe e os demais membros de sua equipe no Hospital Abe estão realizando um trabalho maravilhoso em Ishinomaki, e foi realmente reconfortante assistir ao seu desempenho em primeira mão. A Equipe de Assistência a Desastres com Animais (ADRT) já enviou mais de duas toneladas de mantimentos ao hospital, incluindo caixas de ração para cães, remédios, gaiolas, latas de gasolina, etc., e, assim, foi particularmente gratificante observar até que ponto o nosso apoio está ajudando a prestar auxílio a alguns dos animais no Japão.
No momento, muitas escolas estão sendo utilizadas como abrigos para famílias que tiveram de abandonar suas cidades - o que é ótimo, pois permite utilizar diferentes salas de aula para abrigar pessoas com ou sem animais de estimação, e isso significa que as famílias não precisam ser separadas dos seus animais de companhia. Porém, como os japoneses estão começando a retomar suas rotinas da melhor forma possível, em breve essas instalações deverão ser utilizadas novamente para as atividades escolares.
Assim, os veterinários em Ishinomaki estão se preparando para instalar abrigos nas proximidades dos locais onde as famílias serão realojadas. O seu apoio constante nos permitirá ajudá-los a instalar ainda mais abrigos, de modo a que as famílias possam continuar cuidando dos seus animais de estimação, mesmo durante esse período de dificuldades.”
Dr Damian Woodberry - WSPA Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário