terça-feira, 5 de abril de 2011

CIENTISTAS COMPROVAM QUE GALINHAS COMPARTILHAM AS EMOÇÕES DE OUTROS

Galinhas sentem a dor do outro

05 de abril de 2011

As galinhas exibem sinais de empatia, a capacidade de sentir a dor do outro, de sentir compaixão, revela um estudo divulgado pelo Mail Online. Esta descoberta tem implicações importantes no bem-estar dos animais de aviário e de laboratório, dizem os investigadores.
Foto: Richard Watt
A empatia, até agora pensado ser uma característica exclusiva dos seres humanos, faz com que um indivíduo se sinta afetado pelo estado emocional de outro. Os sentimentos “espelham-se” no observador, conduzindo à partilha da experiência de estar feliz, triste ou angustiado.
Os investigadores demonstraram que as galinhas possuem essa capacidade de empatia, pelo menos com seus filhotes. Os cientistas escolheram galinhas e pintinhos, porque consideram que a empatia provavelmente desenvolve-se com a preocupação parental. Foi realizado um número de procedimentos controlados que envolviam arrepiar as penas dos pintinhos e das mães com um jato de ar. Quando as crias eram expostas a jcos de ar ficavam angustiadas, assim como as mães. As batidas cardíacas das galinhas aumentavam e a temperatura do olho baixava – um claro sinal de stress – e ficaram cada vez mais alertas.
Jo Adgar, da Escola de Ciências Veterinárias da Universidade de Bristol, Inglaterra, disse: “Descobrimos que as aves fêmeas adultas possuem pelo menos um atributo subjacente essencial à empatia, a capacidade de ser afetada e de partilhar o estado emocional do outro”. O estudo foi hoje publicado no Proceedings of The Royal Society B.
Fonte: Os Bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário