terça-feira, 5 de abril de 2011

ABANDONO EM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO OFICIAL NO CHILE




Cães abandonados em canil sofrem de frio e calor extremos em região desértica

05 de abril de 2011

Por Soraya Machado  (da Redação)
Imagem: Reprodução/Los Perros del Camino
No município de Caldera, estado de Atacama, setor no norte do Chile existe um canil municipal denominado “Programa de Controle Canino”, com 50 cães que estão em pleno deserto, longe do centro da cidade e das estradas. Os cães estão abandonados à propria sorte, vivem entre suas próprias fezes e sem nenhum funcionário da prefeitura que cuide deles diariamente. Vivem em um verdadeiro campo de concentração animal.
São cães de rua que foram abandonados e levados a esse canil. Vivem debaixo de um sol de 32° durante o dia e um frio de 10° durante a noite, chegando a 7° de madrugada. Estão destinados a morrer queimados durante o dia e congelados durante a noite.
Nesse vergonhoso canil, o calor é fortíssimo, meia hora é suficiente para queimar muito a pele, os cães estão desnutridos, doentes, cães e cadelas convivem juntos e se contaminan uns aos outros o que piora muito mais a situação.
Imagem: Reprodução/Los Perros del Camino
Recentemente um pequeno grupo de protetores de animais do Chile denunciaram o que passava nesse canil, e um canal de televisão do Chile, “Meganoticias”, foi ao lugar averiguar as condições em que vivem esses cães. Durante a reportagem havia um cãozinho agonizando e que em poucos minutos morreu em frente das cameras de televisão, durante a reportagem 3 cães moribundos foram levados já que não aguentavam mais o calor.
Marcela Opazo, a líder do grupo protetor dos animais que acompanhou a reportagem, pedia um teto de madeira para que os cães se protejam do sol, além de um container que possa servir como ambulatório para vacinação, esterilização das cadelas e casinhas para que os cães possam se abrigar de noite. Para então poder começar com um processo de adoção para esses cães.
Loreto Sotomayor, administradora do canil, afirma que a prefeitura de Caldera não tem recuros suficientes para melhorar as condições de vida dos cães que vivem no canil, já que Caldera é um município muito pequeno e com baixo orçamento.
Às vezes algum turista ou vizinho passa por lá e com pena dos cães os adota, levando um ou outro animal.
Só agora, durante o mês de março de 2010, depois de 5 anos de denúncias e muita pressão das protetora de animais do Chile, é que a prefeita de Caldera, Brunilda Gonzalez, se pronunciou sobre o tema assegurando que os cães passarão por atendimento veterinário.
O abuso animal é considerado crime no Chile, “Quem comete atos de abuso ou crueldade contra os animais será punido com pena máxima de 1 ano de prisão ou multa de dez salários mínimos chilenos.”
Assista a algumas imagens feitas do local deprimente onde vivem esses animais vítimas do descaso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário