terça-feira, 19 de abril de 2011

2011: ANO INTERNACIONAL DA MEDICINA VETERINÁRIA

Promovendo a conscientização sobre a importância dos animais: 2011 é o Ano Internacional da Medicina Veterinária

Apr 18, 2011
Em um abrigo provisório, o Dr. Sergio Vásquez, veterinário da WSPA, tratando de cães atingidos pelas enchentes devastadoras no Brasil.
A chegada de 2011, Ano Internacional da Medicina Veterinária, fornece uma oportunidade única de impulsionar a valorização dos profissionais veterinários, e do bem-estar animal em todo o mundo.
A primeira escola de veterinária da história foi fundada em Lyon, na França, em 1761, logo seguida, em 1764, pela criação da escola veterinária Alfort, nos arredores de Paris, tendo ambas as instituições surgido a partir da iniciativa do veterinário francês Claude Bourgelat. Em outras palavras, 2011 marcará a 250º aniversário do ensino da Veterinária, razão pela qual foi escolhido para ser o Ano Internacional da Medicina Veterinária.
Ao longo de todo o ano, especialistas em bem-estar animal se reunirão em conferências e simpósios, e alguns programas de TV específicos, encarregados de acompanhar tais eventos, irão destacar o papel da ciência veterinária na diminuição da fome no mundo, no controle de doenças, no monitoramento da qualidade dos alimentos, e, principalmente, na promoção do bem-estar animal.

Os veterinários e a WSPA

O bem-estar animal é o objetivo primordial do exercício da veterinária. O programa educacional da WSPA sobre bem-estar animal, desenvolvido durante vários anos, tem sido atualmente empregado por estudantes de Medicina Veterinária e de ciência animal em todo o mundo. As nossas Unidades de Atendimento Veterinário em Situações de Emergência (“Verus”), instaladas em faculdades de veterinária, fornecem treinamento a estudantes de veterinária para atendimento em casos de catástrofes, assim como todos os equipamentos e sistemas necessários.
De fato, contamos com 24 veterinários trabalhando diretamente na nossa equipe. Eles contribuem com nossas pesquisas, campanhas, com os programas pedagógicos, e ainda ajudam a coordenar os nossos trabalhos de auxílio em desastres.

Bem-estar animal - muito mais que a simples saúde dos animais

O chefe veterinário Dr. Yousef da ONG afiliada PWLS trata de um burro na Palestina.
Durante a 5a. Conferência Veterinária da Commonwealth (países que partilham laços históricos com o Reino Unido), ocorrida em Gana, entre os dias 21 e 25 de Março, a WSPA foi representada por três membros da equipe, que reforçaram a importância da integração do bem-estar animal ao trabalho dos veterinários. Essa manifestação assinalou o marco inicial da participação em larga escala da WSPA no Ano da Medicina Veterinária 2011.
Ao longo de 2011, a equipe da WSPA tomará parte em conferências e eventos, para envolver a comunidade veterinária e seus futuros profissionais no nosso lema de que o bem-estar animal importa, e consiste em muito mais do que em apenas assegurar a saúde física de um animal.
Mike Baker, Diretor Executivo da WSPA Internacional, Natasha Lee, Gerente de Programas Veterinários da WSPA Ásia, e Suzanne Rogers, Consultora Técnica da WSPA Internacional para a área de Equinos de Trabalho e Mudanças no Comportamento Humano, participaram da conferência na Capital da Nação Africana. Nessa ocasião, eles debateram o tema do bem-estar animal com um público de alto nível, oriundo das comunidades veterinárias da Commonwealth, e divulgaram a campanha por uma Declaração Universal sobre o Bem-Estar Animal (DUBEA).
A WSPA ainda patrocinou um seminário sobre bem-estar animal, que fez parte da conferência. Ele propiciou uma valiosa oportunidade para assinalar o relevante papel desempenhado pelos veterinários em todo o mundo no incremento do bem-estar animal, assim como da saúde dos animais. O evento abordou o desenvolvimento de uma estratégia mais que necessária de bem-estar animal para protagonistas-chave na proteção aos animais na África como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e a Organização Mundial para a Saúde dos Animais (OIE).
“A Conferência destacou os estreitos elos entre a saúde humana, o bem-estar animal e o meio-ambiente, enfatizando o papel primordial dos veterinários no trabalho em parceria com outras organizações, para avançar na abordagem de todos os assuntos envolvidos”, afirmou Suzanne Rogers. “Eu representei a WSPA na sessão sobre animais de trabalho, na qual representantes de todo o mundo partilharam seus conhecimentos e experiência, e debateram as melhores formas de desenvolver políticas e padrões para a proteção desses animais, encarregados de trabalhos pesados, e dos quais tantas pessoas dependem. Muitos representantes se mostraram entusiasmados em conversar conosco para conhecer o trabalho da WSPA, e saber o que nós e os nossos parceiros temos feito, assim como os avanços que temos constatado – seja por meio do nosso trabalho para incrementar o bem-estar de animais de criação, para pôr um fim ao extermínio desumano de cães e gatos, ou na parte de auxílio em casos de desastres.”
O próximo evento de destaque no calendário do Ano Internacional da Medicina Veterinária será a Conferência Mundial sobre Educação em Veterinária, a ser realizada na cidade francesa de Lyon, no próximo dia 13 de Maio, onde promoveremos a necessidade de integração do bem-estar animal à atuação dos veterinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário