sábado, 26 de março de 2011

TARTARUGA ENCONTRADA EM SANTOS VOLTA PARA O MAR


Tartaruga encontrada em santos é içada e levada para alto-mar


Transporte envolve 16 pessoas nesta sexta-feira.
Animal será solto em ponto a 40 km da costa; viagem deve levar 4 horas.
Letícia Macedo Do G1 SP, em Santos
Tartaruga precisou ser içada para ser colocada em rebocador que fará seu transporte (Foto: Letícia Macedo/G1)

A tartaruga-de-couro encontrada na semana passada em uma praia de Santos foi içada do Aquário Municipal da cidade na manhã desta sexta-feira (25) e levada para a embarcação que irá devolvê-la à natureza. A tartaruga gigante será solta em um ponto a 40 km da costa. A viagem até o local tem duração prevista de quatro horas.
No total, 16 pessoas estão diretamente envolvidas no transporte do animal, que tem apoio da Marinha. O processo começou no início da manhã. A tartaruga foi içada do aquário e colocada em uma pequena piscina, na qual foi transportada até o Porto de Santos. Lá, foi içada novamente e colocada em um rebocador. A embarcação deixou o Terminal da Marinha às 11h30.
A tartaruga ainda não está 100% recuperada. O problema, no entanto, é com a alimentação. Ela só se alimenta de águas-vivas e está há uma semana sem comer – para se alimentar,
precisa retornar ao habitat natural.
A espécie, ameaçada de extinção, foi avistada por pescadores durante a madrugada do dia 17. Ela chegou ao Aquário Municipal de Santos com cicatrizes na cabeça e outras no casco. Biólogos estimaram sua idade: entre 60 e 90 anos. Ela pode viver cerca de 300.
O animal apresentou um quadro de infecção intestinal e foi tratado à base de soro, estimulantes intestinais e antibióticos.
Viagem até ponto em que a tartaruga será solta deve durar quatro horas (Foto: Letícia Macedo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário