quinta-feira, 31 de março de 2011

BEBÊ OPAKI NO ZOO DE LISBOA

Única cria de Okapi (Girafa da Floresta) da Europa está no Jardim Zoológico

Okapis
Okapis
© Jardim Zoológico de Lisboa (Jardim Zoológico de Lisboa)
Foto original (709x1063)
Wallpaper | Postal
GirafinhasPalanca vermelhaUrsus arctos
VeadosCorrACEste natal ofereça um lobo
SiamangGorilasMacacos
Cavalo marinhoGibão-de-mãos-brancasCoelho-bravo
O Jardim Zoológico orgulha-se de anunciar o nascimento de uma nova cria de Okapi, a Girafa da Floresta. A cria macho nasceu em Outubro com 25 kg, mas só agora se encontra na parte exterior da instalação.

Em 2010, nasceram unicamente duas crias de Okapi em toda a Europa, sendo que apenas a portuguesa sobreviveu. O nascimento e sobrevivência desta cria, em Lisboa, são determinantes para a continuidade da espécie, quase inexistente no habitat natural.

Esta nova cria do Jardim Zoológico já está a derreter corações e tornou-se tão irresistível que já tem um padrinho oficial, a Hussel – Chocolates e Confeitaria. Afinal, este é mais um passo para a reprodução desta espécie e a Hussel não quis deixar de se associar a este acontecimento!

O Okapi, ou Girafa da Floresta, como também é conhecida, é uma espécie rara e a sua distribuição está muito concentrada nas florestas equatoriais do Nordeste e Centro-Leste da República Democrática do Congo.
Na verdade, o Okapi é uma espécie endémica do Congo e é o símbolo nacional de conservação do país. Como espécie bandeira, serve como embaixador, representando a incrível diversidade de espécies encontradas na região.
No entanto, esta espécie está seriamente ameaçada pelo comércio, a caça desportiva e a perda de habitat como consequência da desflorestação.

O Jardim Zoológico de Lisboa participa no Programa Europeu de Reprodução do Okapi (EEP) e apoia financeiramente o projeto da sua conservação in situ (no habitat natural), na República Democrática do Congo.
Este programa de conservação, iniciado em 1987, tem como missão a conservação do Okapi em estado selvagem, preservando a dinâmica cultural e biológica da Floresta de Ituri.

O objetivo do Projeto de Conservação do Okapi é proteger os sistemas florestais naturais (Okapi Wildlife Reserve, com mais de 13.000 km2), apoiar e equipar os guardas florestais do governo, treinar e desenvolver infra-estruturas para melhorar a proteção dos animais selvagens e dos seus habitats, educando as comunidades para a conservação de recursos sustentáveis e promover práticas agrícolas alternativas.
Este programa é financiado por ONG’s, sendo que 1/3 desse financiamento é efectuado pelos Zoos que exibem Okapis nas suas instalações, incluindo o Jardim Zoológico de Lisboa.

Características do Okapi:
Os Okapis podem alcançar os 2m de altura e pesar entre 200 a 300kg, sendo a fêmea maior que o macho. Esta espécie possui olhos e orelhas grandes, pequenos cornos (apenas nos machos) cobertos de pele e pescoço relativamente comprido. Têm pelagem castanha e luzidia com listas brancas horizontais na garupa e na parte superior das patas.

Uma característica distintiva do Okapi é a sua língua, com cerca de 35 cm, capaz de alcançar os olhos e orelhas, utilizada muitas vezes para a sua limpeza. Sob cuidados humanos, os Okapis são capazes de viver cerca de 30 anos, sendo animais herbívoros ruminantes; muitas das espécies vegetais de que os Okapis se alimentam são venenosas para os humanos.

Para marcar o seu território recorrem habitualmente a uma secreção acastanhada da pele e urina, estando mais ativos durante o dia. São, por norma, animais solitários que apenas se encontram para acasalar. A relação entre a cria e a mãe é marcada por chamamentos similares a leve tosse e balidos, facilmente percebidos pelos humanos.

Para mais informação, visite o site do Jardim Zoológico, em www.zoo.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário