quinta-feira, 31 de março de 2011

FIM DA LICENÇA DE CAÇA DO LEOPARDO-DAS-NEVES NA MONGÓLIA

Mongólia cancela licença de caça do leopardo-das-neves

31 de março de 2011

A espécie está em extinção. Foto: Steve Winter/National Geographic.
Os defensores de animais aplaudiram a decisão da Mongólia de cancelar a permissão de caça do leopardo-das-neves, animais extraordinários conhecidos como ‘fantasmas da montanha’ devido à sua natureza esquiva. “(…) É o caminho certo para a espécie e para o país,” declarou George Schaller, vice-presidente da organização Panthera ao site Tree Hugger.
Schaller, juntamente com o diretor do programa Snow Leopard, pediram ao ministro do ambiente e turismo mongol para “reconsiderar a sua decisão de emitir licenças que permitiam a caça de quatro leopardo-das-neves (possivelmente muito mais), em nome da investigação.” Junto a esta carta foram anexadas cerca de 3500 assinaturas recolhidas em apenas dois dias.
A população desses felinos está distribuída por 12 países, em zonas com condições hostis e temperaturas frequentemente abaixo de 0ºC, nas montanhas da Ásia Central.
A destruição do seu habitat, caça e conflitos com pastores são as principais ameaças leopardo-das-neves .
A organização Panthera tem realizado diversas ações para proteger estes felinos ameaçados. Destacam-se a investigação ecológica, treino de biólogos de campo, proteção do habitat, trabalho junto das comunidades locais para mitigar os conflitos e ajuda ao governo para criar planos de acção nacionais para o leopardo-das-neves.
O grupo está no momento realizando o primeiro estudo ecológico deste felino a longo prazo, na Mongólia, para identificar as populações e regiões-alvo para os seus esforços de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário