quarta-feira, 30 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO APOIO MATERNO

Chimpanzés protegidos por suas mães têm mais chances de acasalar
Bonobos se beneficiam da ajuda de suas mães ao buscarem uma parceira
 
Wikimedia Cummons

O comportamento de acasalamento dos macacos quase sempre se baseia em um esquema simples: quando tentam conquistar a fêmea mais cobiçada, os machos com uma posição mais alta na hierarquia têm melhores chances. No entanto, cientistas do Instituto Max-Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig relatam que entre os bonobos isso não ocorre necessariamente. Com uma ajuda materna, mesmo os machos em posição hierárquica mais baixa conseguem fazer conquistas sexuais.

Martin Surbeck e seus colegas estudaram no Parque Nacional de Salonga (Congo) o comportamento de um grupo de bonobos (Pan paniscus) com 33 integrantes. Como revelaram análises genéticas de parentesco, seis de um total de nove machos sexualmente maduros viviam junto com suas mães. Eles apresentavam uma ligação extremamente forte entre si: quase sempre mãe e filho saíam juntos. Entre os machos do grupo reinava uma hierarquia severa — mas será que os animais com uma posição mais alta realmente tinham mais sucesso na busca por uma parceira?

Os pesquisadores comportamentais tentaram esclarecer essa questão ao observarem mais profundamente diversos grupos pequenos que saíam várias vezes ao dia. Surpreendentemente machos mais fracos tinham uma chance com as fêmeas presentes, principalmente quando a mamãe dos jovens estava por perto.

As mães apoiavam seus filhotes não apenas nas disputas contra outros machos, mas também pareciam inspirar certo respeito nos animais dominantes. Durante a presença das mães, eles se comportavam de forma menos agressiva em relação a seus filhos.

Entre os bonobos, fêmeas adultas gozam de um alto status. Assim, podem interferir nos conflitos entre machos sem correr um grande risco de se machucarem. Dessa forma, atrapalham a corte de machos com os quais não têm parentesco, ou impedem outros de atrapalharem as tentativas de acasalamento de seus filhos. Se o próprio rebento tem sucesso no acasalamento, isso provavelmente também traz prestígio para a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário