quinta-feira, 31 de março de 2011

ANHANGUERA INICIA READAPTAÇÃO NA MAFLORESTA


Onça resgatada de atropelamento inicia fase de readaptação ao habitat

31 de março de 2011

(da Redação)
Na foto, imagem da onça após o resgate, em 2009 (Foto: Clodoaldo de Silva/Agência BOM DIA)
Amanhã, dia 1ª de abril, às 10h, na sede da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, SP, responsáveis pelo Projeto Anhanguera falam sobre a fase final da reintegração monitorada da onça parda à natureza, ação inédita no país.
A história com final feliz do macho de onça-parda (Puma concolor) Anhanguera começa a ser escrita. Após ter sido acompanhado durante um ano e seis meses sob os cuidados da Associação Mata Ciliar, o Anhanguera começa a se readaptar ao seu habitat natural, nesta que é a última fase para seu total restabelecimento na natureza.
O Anhanguera foi atropelado na rodovia de mesmo nome em setembro de 2009. A onça foi resgatada e trazida à ONG Mata Ciliar, onde teve seu dente canino restaurado e ficou em recuperação durante um ano e três meses.
Em dezembro do ano passado, por meio de parcerias com as empresas CCR AutoBAn e Tetra Pak, a onça recebeu um rádiocolar e um microchip e ficou em um recinto fechado, em meio à floresta, no processo inédito no Brasil envolvendo uma suçuarana, denominado de ‘soft release’, que consiste em deixar o animal em um recinto monitoramento fotográfico 24 horas por dia monitorado em meio à mata fechada para que se readapte e possa voltar à natureza.
A coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Dra. Cristina Harumi Adania, falará à imprensa sobre o todo o processo de reabilitação e soltura da onça, juntamente com Peter Crawshaw Jr, especialista em felinos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), órgão ambiental do governo federal.
Serviço:
Data: 1º de abril de 2011
Horário: 10h
Local: Associação Mata Ciliar Jundiaí – Av. Emílio Antonon, nº 1000. Chácara Aeroporto – Jundiaí –SP.
Telefone: (11) 4815-5777

Nenhum comentário:

Postar um comentário