A Alimentação Cozida para Pets
Apesar de muito saudável, este tipo de alimento necessita de um acompanhamento de especialista e demanda tempo de preparo

Crédito: Reprodução/ Flickr - bikehikedive
Existem animais que gozam de ótima saúde, porém, possuem apetite caprichoso e se recusam a ingerir determinado alimento extrusado. Juntamos a este grupo os animais que necessitam de uma dieta que atenda a um determinado estado patológico e, muitas vezes, o animal se recusa a ingerir os alimentos extrusados especiais, desta forma, uma alternativa que muito tem ajudado nestes casos é a Dieta Cozida. As dietas para animais em condições patológicas específicas devem ser prescritas pelo Médico Veterinário uma vez que um alimento introduzido de forma errônea pode agravar mais ainda o quadro, portanto, todo cuidado é pouco.
Vale atentar para o fato de que os alimentos preparados para humanos não podem ser oferecidos aos pets, uma vez que estes possuem condimentos e temperos que podem fazer mal a eles e , além disso, é fundamental que se conheça os requerimentos nutricionais do animal para o qual o alimento será oferecido, com isso, garantindo um aporte diário correto de todos os nutrientes, evitando sub ou supernutrição, o que pode até vir a provocar um quadro de obesidade no animal. Para tanto, é imprescindível o auxílio de um Nutricionista Animal para o balanceamento da dieta.
As dietas cozidas possuem, além da alta palatabilidade, alta digestibilidade e facilidade de serem altamente customizáveis. Talvez esta seja sua principal vantagem, ou seja, para cada animal é possível elaborar uma dieta que atenda às suas exigências associando a isto suas preferências em termos de alimentos. Desta forma, esta modalidade é sem dúvidas muito interessante. Como todas as modalidades, esta também tem pontos negativos, dentre eles podemos destacar: demanda tempo e dedicação para o preparo, necessita do acompanhamento de um Profissional e tem um custo elevado, mas é, sem dúvidas, uma super alternativa para os peludos com apetite caprichoso e necessidades especiais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário