quinta-feira, 14 de abril de 2011

VETERINÁRIO DE UNIVERSIDADE NO CHILE É SUSPENSO POR PRÁTICAS DE CRUELDADE

Veterinário de programa comunitário é afastado por praticar crueldades contra os animais

14 de abril de 2011

Por Danielle Bohnen (da Redação)
A denúncia realizada pela organização de proteção animal do Chile, Amigos de Los Animales, ADLA, de Talcahuano, leva a público as atividades irregulares e cruéis praticadas no programa de esterilização gratuita na cidade de Coronel, em convênio com a Universidade Santo Tomás.
Foto: Divulgação/ ADLA
A prefeitura de Coronel mantém convênio com a Universidade a fim de executar as castrações de animais dos moradores da cidade. O responsável pelo programa, até então, era o professor veterinário Dr. Alvaro Luzio, que foi suspenso pela universidade, no ano passado, por aplicação de procedimentos totalmente antiéticos. Um dos casos foi utilizar uma fita de plástico de prender cabos elétricos, para suturar a cirurgia de esterilização de uma cadela. O procedimento, totalmente, irregular, cruel e antiético, causou hemorragia grave na cadela. Quando procurado pelos tutores para responder sobre o caso, o professor não foi encontrado. A cadelinha foi levado a uma clínica particular, onde foi tratada depois de o plástico se removido e realizada uma suturação normal.
Os tutores denunciaram o ocorrido à diretoria da universidade, que aplicaram uma senção ao professor, que foi afastado da clínica durante  segundo semestre de 2010.
ADLA sustenta que tem muita preocupação com as atividades que são desenvolvidas na cidade, já que as pessoas arriscam levar seus animais à clínica da universidade por ser de caráter gratuito. Um risco que pode ocasionar graves consequências para a saúde dos animais, inclusive levar à morte. Além disso, questionam o tipo de ensino que os estudantes estão recebendo da universidade e que tipo de profissionais estão formando.
Diante desse situação a ADLA exige que a universidade seja transparente e faça vir a público todos os procedimentos de esterilização utilizados na clínica, para que a população se certifique se as atividades antiéticas praticadas pelo Dr. Luzio foram abolidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário