quinta-feira, 14 de abril de 2011

RESULTADO DE AÇÃO CONTRA A FARRA DO BOI EM SANTA CATARINA

Operação conjunta para coibir a Farra do Boi divulga resultados em SC

13 de abril de 2011

Nesta quarta feira (13), a Polícia Militar de Santa Catarina divulgou uma avaliação parcial da cooperação mútua entre os diversos órgãos do Governo do Estado para o enfrentamento da prática da farra do boi, por meio de ações preventivas e repressivas. Até o momento foram detidas 11 pessoas envolvidas com a farra, sendo duas em Florianópolis e nove no município de Itapema. Também foram apreendidos 21 bois e registrados sete casos de enfrentamento de populares com a Polícia Militar.
A novidade neste ano é a definição da responsabilidade de cada órgão do Governo do Estado, envolvido na operação. “Na frente preventiva, o Batalhão de Proteção Ambiental da PM está desenvolvendo palestras educativas, com distribuição de folhetos. Já na ação repressiva, o setor de inteligência da Polícia Militar está identificando os criadouros irregulares de animais e a Cidasc fiscalizando os rebanhos”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcieneiro. Hoje, a farra do boi acontece não só no período da quaresma, mas também em outras épocas do ano.
A operação conjunta da PMSC, Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Ministério Público, Polícia Civil e secretarias de Desenvolvimento Regional, além de conselhos comunitários e ONGs, visa impedir a farra na região que vai do município de Itajaí a Palhoça.
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copon) recebeu cerca de 90 ligações denunciando a prática. “A PMSC disponibiliza o Disque Denúncia, 0800-481-717, para que as comunidades onde acontece a farra do boi possam denunciar a prática”, destacou a subchefe o Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, major Edenice Fraga.
Como ação preventiva, a Polícia Militar realiza palestras nas escolas dos municípios de Governador Celso Ramos e Florianópolis, com entrega de folders e cartazes conscientizando que a farra do boi é crime. “Mais de 1.200 crianças já participaram dos seminários da PMSC”, afirmou a major Edenice Fraga.
Fonte: Rádio Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário