quarta-feira, 13 de abril de 2011

PRESERVAÇÃO NO PARQUE CENTRAL DE SANTO ANDRÉ/SP

Parque de Santo André (SP) é oásis para 70 espécies de pássaros

13 de abril de 2011

Os 350 mil m² de verde do Parque Central, em Santo André (SP), se transformaram em abrigo para 70 espécies de aves. Localizado na região central da cidade, o oásis verde foi a opção encontrada pelos pássaros expulsos pelos prédios. O levantamento é resultado de três anos de pesquisa dos professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) André Eterovic e Gisele Ducati.
O parque abriga 70 espécies de aves. Foto: André Americo/Metro ABC
Além do verde, os lagos do parque favorecem ao aparecimento de um número considerável de animais. “A área verde é uma ilha com grande oferta de comida e que permite a construção de ninhos. A concentração de aves no Parque Central é grande. Se considerarmos que em todo planeta há 9 mil espécies, em uma área como a de Santo André ter 70 é muita coisa”, disse Eterovic. Em um dos maiores viveiros do país, no Parque Municipal dos Pássaros de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, há 40 espécies.
O levantamento dos professores, que são frequentadores da área de lazer, entrou neste mês em uma nova fase. O projeto foi aprovado como parte do curso de extensão universitária para o bacharelado em Biologia. O desafio agora é mapear a área em setores e catalogar as espécies em cada local com o auxílio da comunidade.
Para isso, os estudantes criaram um manual com fotos sobre os tipos de pássaros já encontrados. No dia 3, professores e universitários levaram ao Parque Central um grupo de 20 idosas que participam de atividades no Sesi (Serviço Social da Indústria) Santo André. Elas receberam câmeras fotográficas e circularam pela área em busca dos pássaros. “Para nossos alunos, interessa o levantamento da biodiversidade. Para terceira idade, é uma boa oportunidade de se conhecer a beleza dos parques municipais”, disse Eterovic.
O resultado da atividade está em fase de tabulação e as fotos serão apresentadas em uma exposição. O professor quer levar o projeto agora aos estudantes do ensino médio do Sesi.
Fonte: Band

Um comentário:

  1. Creio que deveria ser proibida a pesca no parque,pois estão maltratando varios animais, fisgando peixes que deveriam ser preservados para apreciação do público,fisgando també, patos,garças,paturis,tartarugas e outros bichos que frequentam as águas dos lagos.Considero um tremendo descaso da prefeitura com a conservação de nosso parque e uma tremenda falta de educação dos usuários do mesmo, sem falar nos cães sem focinheira e defecando por todos os lados.

    ResponderExcluir