terça-feira, 12 de abril de 2011

NÓDULOS MAMÁRIOS EM CADELAS E GATAS

Nódulos mamários em cadelas e gatas têm cura, mas é preciso muita atenção

12 de abril de 2011

Uma pequena elevação ao redor da mama do seu animal já é motivo para solicitar uma biópsia ao veterinário. Isto porque é preciso detectar se o nódulo é maligno ou não. Deve-se também fazer um raio X de tórax para avaliar o pulmão e outros órgãos, pois, assim como ocorre com seres humanos, os tumores podem resultar em metástase, atingindo outras áreas do corpo.
Os tumores na mama são mais comuns em cadelas e gatas entre 10 e 12 anos. As raças que apresentam mais predisposição a esse tipo de problema são poodles e siameses. O aparecimento desses tumores está relacionado aos próprios hormônios sexuais da fêmea (estrógeno e progesterona) e ao uso inadequado de anticoncepcionais injetáveis, que produzem alterações no tecido mamário, gerando uma neoplasia.
A médica veterinária Karine Kleine examina o pelo e a mama da cadela Lady; segundo ela, os nódulos devem ser retirados. Foto: Divulgação
“Hoje em dia, o procedimento que vem sendo mais adotado neste caso, independente da idade, é a retirada total da cadeia mamária. No caso de o resultado da biópsia indicar um tumor maligno, há possibilidade de submetê-lo à quimioterapia, acompanhada por um oncologista e um cardiologista. A boa notícia é que a quimioterapia é bem tolerada pelos animais e surte excelente resultado”, garante Karine.
Fonte: Moginews

Nenhum comentário:

Postar um comentário