terça-feira, 12 de abril de 2011

A MORTE DE PINGUINS JOVENS NA ANTÁRTICA

Derretimento do gelo provoca morte de pinguins jovens na Antártica

12 de abril de 2011

Os pinguins jovens da Antártica estariam morrendo, devido a dificuldades para encontrar alimento, já que o derretimento do gelo afasta os pequenos peixes, informaram cientistas americanos.
Só cerca de 10% dos bebês pinguins etiquetados estão retornando em dois a quatro anos para reproduzir-se, quando nos anos ”70 essa cifra ascendia a entre 40% e 50%, assinala o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os ”pinguins de barbicha” (Pygoscelis antarctica), conhecidos por suas marcas na cabeça semelhantes a um gorro e a linha preta no pescoço, são o segundo maior grupo na região, depois dos ”pinguins-macaroni” (Eudyptes Chrysolophus), e correm risco particular, uma vez que sua população se restringe a uma só área, as ilhas Shetland do Sul (entre a Península Antártica e Ushuaia, no extremo sul da Argentina).
“É uma mudança dramática”, disse à AFP Wayne Trivelpiece, da Divisão de Investigação do Ecossistema Antártico da Administração Nacional Atmosférica e de Oceanos (NOAA).
“Ainda há entre dois e três milhões de casais de ”pinguins de barbicha” nesta região, mas havia entre sete e oito milhões duas décadas atrás”, assinalou.
Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário