sexta-feira, 1 de julho de 2011

COMO ESCOLHER O VETERINÁRIO

Como escolher o veterinário de seu animal

01 de julho de 2011




Todo animal deve consultar com frequência um veterinário. No caso de pacientes saudáveis, pelo menos uma vez por ano para
Divulgação
tomar vacina e vermifugar, ou quando ocorre alguma mudança em seu comportamento, indicando sinal de alguma enfermidade. Assim como escolhemos o “médico da família”, é importante encontrar e eleger um veterinário de confiança, que vai acompanhar e conhecer todo o quadro clínico do cão ou do gatinho.
“É parecido com a escolha do pediatra. O melhor profissional é aquele que tivemos uma empatia desde o início. Pode ser por meio de uma indicação ou muitas vezes por acaso, pela proximidade de casa. Mas só a empatia poderá transformá-lo no veterinário da família”, esclarece o Dr. José Roberto July, médico-veterinário da Julyvet Clínica Veterinária. Curiosos, destemidos e inocentes como as crianças, os animais costumam se meter em pequenos acidentes domésticos e muitas vezes fora do horário comercial, por isso, também é recomendável conhecer a disponibilidade do profissional para atendimentos de emergência.
“Os imprevistos podem acontecer, desde uma pequena diarréia até uma mordida de cobra. O veterinário deverá atender o paciente o mais rápido possível e determinar se o caso é de urgência (quando não há risco de morte) ou se é uma emergência”, orienta o veterinário. E como a prevenção é o melhor remédio, torna-se cada vez mais importante manter os laços de confiança com o veterinário, pois ao conhecer o local e os hábitos da casa onde vive seu paciente ele poderá orientar a melhor forma de manejo para evitar doenças.
Para os tutores que ainda não encontraram um profissional de confiança ou têm dúvidas, confira algumas dicas:
1) Procure conhecer muito bem o profissional veterinário
2) Pergunte onde estudou, quais cursos frequentou, etc.
3) Converse com clientes
4)  Observe como trata os animais que atende
5) Observe se o veterinário se interessa pelo animal a fim de conhecê-lo melhor
6) Verifique se está disponível para emergências fora do horário comercial
7) Veja se o profissional passa contatos pessoais, como telefone celular e telefone de casa para emergências
“Sempre nas horas mais críticas é que conhecemos as pessoas, e se estiverem com você nessa hora pode confiar. Se o veterinário superou as expectativas na primeira consulta, continue com ele. O mais importante é a sua intuição, deixe-a ligada na próxima consulta”, ressalva o médico.
Fonte: Época SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário