quarta-feira, 18 de maio de 2011

MAIS DE 120 TARTARUGAS SÃO LIBERTADAS

Mais de 120 tartarugas são devolvidas ao mar em AL

18 de maio de 2011

O ninho de tartarugas estava sendo monitorado há 56 dias e nessa segunda-feira, 16, nasceram 123 tartaruguinhas.
Mais de 120 tartarugas marinhas da espécie Verde foram devolvidas ao mar da Praia de Ipioca, em AL, na tarde desta terça-feira, 17, por voluntários e técnicos do Instituto Biota de Conservação. De acordo com o biólogo e presidente do instituto, Bruno Stefanis, o ninho de tartarugas estava sendo monitorado há 56 dias e nessa segunda-feira, 16, nasceram 123 tartaruguinhas.
“O local foi encontrado e nós do Instituto Biota fomos informados. Desde então, realizávamos o monitoramento. Em condições normais, sem interferência humana, a cada mil tartarugas que nascem apenas uma sobrevive devido a predadores, afogamento ou ficam presas na areia. Hoje, se não tivessem nossa ajuda, pelo menos 60 tartarugas morreriam”, afirmou Stefanis.
Os ovos haviam sido depositados próximo ao muro de um bar em Ipioca, em uma área considerada inadequada para seu desenvolvimento. Hoje, as tartaruguinhas foram retiradas do ninho e colocadas na areia próximo ao mar para que fizessem o reconhecimento da praia onde nasceram.
Policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) também participaram da ação. “O papel da polícia é dar apoio à ONG na liberação das tartarugas e fiscalizar se está sendo cumprido o procedimento correto. Estamos em fiscalização constante e atentos à prática de crime ambiental. Pedimos à população que, imediatamente, avise ao BPA. Com isso, iremos impedir que pessoas recolham tartarugas”, disse o oficial de operações, Tenente Eliezer.
A ação foi acompanhada por dezenas de curiosos, dentre eles muitas crianças e pais que acompanhavam atentos o momento em que as tartarugas entraram no mar.
Instituto realiza soltura de tartarugas marinhas. Foto: Priscylla Régia/Alagoas24Horas
Fonte: Alagoas24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário