sexta-feira, 20 de maio de 2011

CASA EMILIEN LACAY RECEBE VISITA DA CÃO TERAPIA


Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor recebe visita de cães terapeutas neste sábado

Os idosos e as crianças da Instituição passarão uma tarde com os voluntários do Projeto Pêlo Próximo e E-Solidário

Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor recebe visita de cães terapeutas neste sábado



O Projeto Pêlo Próximo em parceria com o E-solidário, promove neste sábado, 21, a partir das 14h30, a visita dos cães terapeutas na Casa Emilien Lacay –Cruzada do Menor, em Jacarepaguá. O projeto visa levar alegria e descontração aos visitados, além de contribuir na recuperação da saúde de idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e crianças que estão em tratamento contra o câncer, proporcionando atividades para trabalhar e estimular o raciocínio dos pacientes.

Para essa visita, foram selecionados 15 idosos com tipos de patologias diferenciados, entre elas, Alzheimer, Mal de Parkinson, seqüelas de AVC, depressão, Isquemia e dificuldades de locomoção. Os voluntários do Projeto Pêlo Próximo, realizarão com os idosos, exercícios fisioterápicos estimulando os pés e mãos, como a massagem no cão e escovação de pelos, arco e boliche. Nesse grupo participarão 10 pets terapeutas sob a coordenação da terapeuta ocupacional Dra. Luciana Pellagaggi e da fisioterapeuta Dra.Magali Araújo.

Já no outro grupo, serão 20 crianças (de 2 a 5 anos) com quadros de agressividade, dificuldades de interação e problemas de coordenação motora. Para esse grupo, estão programas atividades de contato com os animais e o pet health, onde elas poderão examinar os animais como se fossem médicos, usando mascaras, luvas, seringas sem agulha e auscultarão o coração dos cães. Além disso, haverá uma pequena demonstração de show dog, brincadeiras com seis escoteiros mirins e a participação especial do Projeto Pêlos Animais, que irão contar histórias sobre animais, acompanhados ao som de flauta.

“Estamos ansiosos. Teremos a oportunidade de realizar atividades distintas em uma única visita. Para quem ainda não teve a chance de conhecer o nosso projeto, sem dúvida será uma oportunidade única, pois geralmente visitamos grupos específicos. Temos certeza que as crianças e os idosos irão adorar, até uma vovó centenária irá participar da nossa visita” – finaliza Roberta Araújo, coordenadora geral do Projeto Pêlo Próximo.

Extremamente dóceis, os cães terapeutas do Projeto Pêlo Próximo estão sempre com a vacinação e vermifugação em dia e com sua saúde perfeita. Além dos 40 cachorros e 2 calopsitas que compõem o staff de ‘terapeutas’, o projeto conta com o apoio de voluntários veterinários, psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais.


Conheça a Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor

Situada em Jacarepaguá, o programa social da Casa Emilien Lacay surgiu, há dezenove anos, de uma parceria da Cruzada com a Sociedade de Beneficência Francesa, que doou a casa por comodato para que nela fosse desenvolvido um projeto para idosos. Desde então, a casa abriga o Centro de Convivência, para 70 idosos, e também uma creche para 150 crianças na faixa etária de 2 anos a 5 anos e 11 meses.

O principal objetivo do trabalho social realizado pela Cruzada do Menor é orientar e apoiar crianças, jovens, idosos e seus responsáveis no desenvolvimento de suas habilidades, para que sejam capazes de promover melhoria na qualidade de suas vidas e contribuir para promover transformações positivas em suas comunidades.

Com uma equipe de profissionais qualificados e metodologia consistente, a Cruzada do Menor realizou mais de dois milhões e meio de atendimentos nos últimos dez anos. Atualmente, atende a 607 crianças na faixa etária de 4 meses a 6 anos em quatro creches; oferece complementação educacional a cerca de 600 (até o final de 2010) jovens de 17 a 19 anos em duas unidades, além de manter dois centros de convivência que atendem 100 idosos acima de 65 anos. As famílias são beneficiadas com oficinas de capacitação, palestras e seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário