sexta-feira, 20 de maio de 2011

A BIODIVERSIDADE MARINHA DA COSTA PORTUGUESA


Estudo sobre a biodiversidade marinha da costa portuguesa será apresentado na segunda-feira

20 de maio de 2011

Na próxima segunda-feira, 23 de Maio, serão finalmente conhecidos os resultados do projeto FAME (Future of the Atlantic Marine Environment), uma iniciativa internacional que permitirá conhecer o estado actual da biodiversidade marinha na costa Atlântica Europeia, assim como saber as possibilidades de desenvolvimento das energias marinhas renováveis.
O projecto está a ser coordenado, em Portugal, pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), mas resulta de uma parceria entre cinco países: Portugal, Reino Unido, Irlanda, Espanha e França. Consulte todos os detalhes do projecto FAME em http://www.fameproject.eu.
A apresentação dos resultados está marcada para as 9h30 de segunda-feira, no auditório da piscina oceânica de Oeiras.
Entre as acções desenvolvidas pelos parceiros portugueses destacam-se a monitorização regular das aves no mar, a monitorização e acompanhamento da colónia de Cagarra na Ilha Berlenga, a avaliação das possíveis interacções entre a biodiversidade marinha e as energias renováveis marinhas (eólica offshore ou energia das ondas), a realização de inquéritos a pescadores em vários portos do País ou a realização de percursos nas praias para detecção de arrojamentos (aves marinhas que tenham dado à costa mortas).
O FAME é um projecto estratégico ambicioso de cooperação transnacional, que permitirá a protecção do ambiente marinho do Atlântico. Os cinco países que participam no projecto têm interesse, conhecimento e experiência em relação ao meio marinho, que varia desde o rastreamento e monitorização de aves marinhas, passando pelo mapeamento, análise de dados, até ao envolvimento com a offshore energias renováveis e das pescas.
http://www.greensavers.pt/2011/05/18/estudo-sobre-a-biodiversidade-marinha-da-costa-portuguesa-apresentado-na-segunda-feira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário