segunda-feira, 9 de maio de 2011

AVES DESENVOLVEM NOVOS CANTOS NA NOVA ZELÂNDIA

Aves protegidas da Nova Zelândia desenvolvem novos cantos

09 de maio de 2011

Fonte: Wildlife Extra
Uma espécie de aves originária da ilha Norte da Nova Zelândia desenvolveu novos cantos após ter sido recolocada em diferentes ilhas nos anos 60, para a sua conservação. Este estudo, da Universidade de Massey, sugere que possivelmente as aves não reconhecem os cantos dos seus vizinhos.
O fenômeno é o equivalente nos humanos ao desenvolvimento de pronúncias regionais e dialetos, segundo o biólogo responsável pela investigação Kevin Parker, do Instituto de Ciências Naturais em Albany.
Durante a sua investigação realizou 2.700 gravações de cantos das aves Tieke macho em 13 pequenas ilhas ao largo da costa da ilha Norte da Nova Zelândia.
Quando comparou os registros descobriu que apenas 30% dos 202 cantos distintos gravados são compartilhados entre ilhas e 70% dos registros são restritos apenas a uma ilha.
Numa séria de experiências realizadas para verificar se as aves reconhecem os diferentes cantos, observou-se que nos casos em que os cantos eram de outras ilhas, as aves não responderam ou abandonaram a área.
Assim, um chamamento de amor para uma ave Tieke poderá não ser para outra. Parker fez a comparação: “Nos humanos o amor ultrapassa as barreiras linguísticas, mas para muitas espécies de aves cantar a canção errada, poderá deixá-las sozinhas.”
O aparecimento de novos cantos ocorreu nos últimos 50 anos, após a transferência nos anos 60 de alguns indivíduos da população original na ilha de Hen para ilhas protegidas. Parker descreveu este acontecimento como “micro-evolucionário.”
Esta diversidade vocal provavelmente ocorreu devido à perda de cantos no processo de transferência das aves para conservação e, erros subsequentes na aprendizagem ou imitação de cantos nas novas populações.
“Parece que os cantos nas diferentes ilhas são semelhantes às pronúncias regionais e com o tempo podem progredir para novas linguagens, um pouco como o desenvolvimento das línguas da Polinésia no Pacífico ou as latinas na Europa.”
No seguimento desta investigação, Parker está planejando a reunião de aves Tieke de 3 ilhas separadas de forma a verificar o que acontece quando estas aves com três dialetos se encontram.”
Fonte: Naturlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário