terça-feira, 17 de maio de 2011

ARRAIA TIGRINA

O comércio conhece o que a ciência ignora – Quanto estamos perdendo?

Uma espécie de de água doce amazônica, vendida há anos para a só agora foi descrita pela . A informação foi publicada pelo portal G1. Na matéria do repórter Dennis Barbosa, Marcelo Carvalho, biólogo da Universidade de São Paulo e um dos autores do artigo que descreve a Potamotrygon tigrina na revista “Zootaxa” afirma: “Este bicho é importado na em números grandes. É comum aquaristas terem conhecimento de espécies antes dos pesquisadores”. O peixe habita o alto rio , em território peruano.
Como a Potamotrygon tigrina ainda é pouco estudada, não se sabe até que ponto a conservação da espécie está ameaçada.” (texto da matéria)
Enquanto isso, é certo que o comércio continuará, mesmo sem saber se o peixe corre risco de desaparecer e qual o real papel dele no ecossistema em que vive.
Esse é só um exemplo do quanto a biodiversidade ainda é desconhecida. A interferência sem controle do homem está causando enormes perdas, tanto para o equilíbrio da natureza, quanto para potenciais aproveitamentos econômicos dos recursos naturais em bases sustentáveis.
Dados publicados pelo Ibama (Geo Brasil 2002: Perspectivas do Meio Ambiente no Brasil) apresentam que, atualmente, o Brasil possui cerca de 202.500 espécies descritas. Uma projeção indica que a biodiversidade nacional possa chegar a 1,87 milhão de espécies. Para o mundo, essa estimativa é de 13,62 milhão. Calcula-se que a taxa de extermínio de espécies pela ação humana seja entre 50 a 100 vezes superior que aos índices determinados por causas naturais.
Deu para ter uma noção do que estamos perdendo?
- Leia a matéria do portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário