quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROTESTO CONTRA PLANO DE SACRIFICAR LOBOS NA ESPANHA

Organizações de proteção animal fazem campanha contra decisão do governo de sacrificar lobos

06 de abril de 2011

Por Danielle Bohnen (da Redação)
Os grupos de proteção animal do Principado de Astúrias, Espanha, exigem a retirado do chamado “Plano de Atuações 2011”, que inclui o controle populacional dos lobos na região, por considerar abuso e ser completamente desnecessário.
Foto: Reprodução
O Comitê Consultivo do Plano de Gestão do Lobo, em Astúrias, realizou reunião na qual optaram pela morte de 47 indivíduos e a retirada de 4 famílias de lobo sem razão. Por outro lado, solicitaram fiscalização por parte do órgão de Meio Ambiente a fim de averiguar a morte de dezenas de lobos por caçadores na zona central de Astúrias.
Os dados sobre a população de lobos faz cair por terra a alegação pelos motivos do sacrifício dados pelos pecuaristas da região. De acordo com dados oficiais, menos de 10% das fazendas sofreram algum prejuízo por causa dos lobos, ou seja, 90% das propriedades não sofreram qualquer dano.
Além disso, a população de lobos não aumentou nos últimos anos, desde 2003 mantém em torno de 30 grupos. De acordo com o jornal Asturias Verde, não há evidências, de cunho científico, que ligue a quantidade de lobos com a quantidade de danos causados. Portanto, os conflitos gerados estão muito mais ligados ao enfoque equivocado por parte da mídia local e os casos recorrentes de desonestidade e corrupção reconhecidos pelo próprio governo.
Organizações envolvidas
Asociación para la Conservación y Estudio del Lobo Ibérico (ASCEL), Asociación Asturiana de Amigos de la Naturaleza (ANA), Coordinadora Ecoloxista d´Asturies, Coordinadora Ornitolóxica d´Asturies (COA), Agrupación de Guardas Rurales del Principado de Asturias, Asociación El Carbayu, , Plataforma para la Defensa de la Cordillera Cantábrica, Asociación para la Defensa Jurídica del Medio Ambiente (ULEX), Asociación Medioambiental la Cirigueña, Colectivo Ecologista de Avilés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário