quinta-feira, 7 de abril de 2011

A PROTEÇÃO DAS TARATARUGAS-MARINHAS EM RESERVA BIOLÓGICA

Reserva biológica protege 225 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia

07 de abril de 2011

Reserva Biológica do Abufari protege filhotes de espécie ameaçada
A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) está ameaçada de extinção. Mas há que se dizer: nem tudo está perdido. Balanço das principais ações realizadas ano passado na Reserva Biológica (Rebio) do Abufari e seu entorno, no Amazonas, revela: 225 mil filhotes foram protegidos e manejados em uma única praia localizada no interior da Rebio.

Outro saldo prático da atuação dos profissionais da reserva: mais de duas mil tartarugas adultas foram salvas indiretamente com a apreensão de cerca de 50 redes de coleta de quelônios no interior da unidade.
Também cerca de 20 quilômetros de redes de pesca profissional e de coleta de tartarugas também foram tiradas de circulação (são mais de R$ 500 mil em apreensões só com este produto). Ainda ao longo de 2010, segundo o balanço, cerca de 120 tartarugas adultas foram apreendidos em operações de proteção, recuperados do tráfico de animais e devolvidos à natureza.
Quanto às atividades de promoção do desenvolvimento socioambiental, a equipe da reserva também buscou uma aproximação com as populações tradicionais residentes na Rebio, tentando apoiar e solucionar dificuldades, necessidades e conflitos vividos pelos mais de 1500 moradores.

Tanto que foi realizada a primeira ação de educação ambiental no município de Tapauá. A ação, voltada a crianças e jovens do ensino básico e médio, teve visita guiada dos participantes à Rebio.
Além disso, todas as comunidades tradicionais do interior e entorno da unidade foram visitadas e iniciada também a formação do conselho consecutivo da reserva, com a elaboração de um termo de compromisso, visando implementar atividades relacionadas à elaboração do plano de manejo.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário