segunda-feira, 4 de abril de 2011

PRÊMIO PARA O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO

Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2011: inscrições abertas

Apr 4, 2011
Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2011
As inscrições para o Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2011 já estão abertas. Até o dia 6 de maio ou até o limite de 100 grupos, universitários poderão se inscrever para o concurso que já acontece há cinco anos, e atrai participantes de todo o país.
O grupo vencedor ganhará uma viagem para a Inglaterra, onde visitarão a sede da WSPA em Londres e a Fazenda-Modelo da WSPA em parceria com a FAI (Food Animal Initiative), além de conhecerem especialistas em Bem-Estar Animal de renomadas universidades britânicas.

O concurso

O Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2011 é dirigido a universitários de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Biologia; porém, qualquer área de graduação pode disputar o desafio. Os interessados devem formar grupos de dois a cinco alunos e um professor-orientador. Ao longo do ano, as equipes deverão cumprir tarefas teóricas e práticas sobre o bem-estar dos animais de produção.
Os trabalhos são elaborados, analisados e julgados pelo Comitê Avaliador. O objetivo é difundir conceitos de bem-estar animal baseados em evidências científicas atualizadas e estimular o conhecimento nessa área, envolvendo sistemas de criação, abate humanitário e outros temas. “A realização do Prêmio é uma forma de estimular a  academia a refletir sobre o tema do Bem-Estar Animal e perceber a sua importância na formação do profissional contemporâneo”, destaca Ingrid Eder, Gerente de Campanhas da WSPA Brasil.
Clique aqui para se inscrever no Prêmio WSPA de Bem-Estar Animal 2011
Além de ser premiada a equipe vencedora, o grupo classificado em 2° lugar ganhará um vale-livros no valor de R$1.000,00, e o 3° lugar no valor de R$500,00. Todos os estudantes classificados ainda receberão o Certificado de Premiação, um conjunto completo do curso CAW - Concepts in Animal Welfare (Conceitos em Bem-Estar Animal) e uma cópia do documentário "Animais: Seres Sencientes", da WSPA.

Cinco anos de aprendizado em bem-estar animal

Alunas Luciana Martins e Tatiana Ceratti com a Profa. Denise Leme da Fazenda Modelo em Oxford, Inglaterra.
Em seu quinto ano de existência, o Prêmio já teve um total de 1.152 alunos e 335 professores inscritos. Os participantes – inclusive os professores - têm a oportunidade de agregar um conhecimento que será utilizado e transmitido ao longo de toda a carreira profissional.
É o caso da professora Denise Leme, orientadora da equipe vencedora da primeira edição do prêmio, em 2007. Na ocasião, ela lecionava a disciplina Reprodução Animal e Semiologia Veterinária na Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. “Após a vitória do Prêmio, minhas aulas foram enriquecidas com exemplos reais”, relata a professora. Ela relembra que na época, as informações bibliográficas sobre o bem-estar animal ainda eram raras:
“Não encontrávamos literatura ou artigos tão facilmente. Achávamos que bem-estar animal no meio produtivo era algo complicadíssimo, coisa de outro mundo. As criações de animais na fazenda-modelo de Oxford, e até mesmo os restaurantes que correspondiam à demanda pelo uso de produtos animais com o selo de bem-estar animal nos fez comprovar de perto a simplicidade e a viabilidade de se instalar uma cultura de bem-estar animal em um país”, compara Denise.

Para professor, dedicação e motivação são essenciais

Já o Prof. Silvio Luiz Negrão, que ministrava a disciplina Bioética na Fundação Universidade Regional de Blumenau, orientou o grupo vencedor do prêmio 2009. Segundo ele, das cinco componentes do grupo, três trabalham atualmente com pequenos animais, e uma com inspeção de frigoríficos.
Para o professor, o aprendizado adquirido com o Prêmio certamente está sendo utilizado por todas elas. “Todos os conceitos de bem-estar animal são universais e aplicáveis independentemente da área. Certamente as alunas estão levando esses conceitos para quaisquer espécies animais que venham atender”.
Quando perguntado sobre o que é preciso para vencer o concurso, o professor afirmou: “Quem faz o concurso e desenvolve as atividades são os acadêmicos, e o professor tem o papel apenas de orientá-los. Por isso, é preciso dedicação, pesquisa, um bom trabalho em grupo e motivação da equipe. A jornada é grande, e se o grupo não estiver unido, fica muito mais difícil”, concluiu o professor.
O concurso é gerido pela WSPA Brasil e, neste ano, elaborado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário