segunda-feira, 11 de abril de 2011

MAIS DE CINCO MIL ANIMAIS APREENDIDOS EM FEIRA NO RIO DE JANEIRO

Mais de cinco mil animais vendidos em Honório Gurgel (RJ) são apreendidos

10 de abril de 2011

Uma operação Choque de Ordem foi realizada ontem (sábado, 9) pela manhã em feira livre na Rua Américo Rocha, em Honório Gurgel, no RJ. No local foram apreendidos 5.798 animais, sendo 5.120 peixes “ornamentais” e 678 pássaros, incluindo sete aves de espécies em extinção. Vendedores foram autuados por comercialização de animais em feira livre, atividade proibida por lei. Três pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia acusadas de maus-tratos aos animais e de não terem licença para realização de venda de animais.
Entre as espécies de pássaros em extinção apreendidas estão bico de lacre, sanhaço e pixoxó. Também foram encontradas espécies exóticas como calopsita, canário belga, manon e agaporne. Membros da Patrulha ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encaminharam as aves em extinção para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CTAS) em Seropédica, onde os animais passarão por uma fase de adaptação e futuramente serão devolvidos à natureza. Os outros animais foram encaminhados para doação no Zoológico do Rio. Ainda, cerca de 200 alçapões (instrumento de captura irregular de pássaros) foram destruídos no local.
Para o Secretário de Ordem Pública, Alex Costa a educação da população sobre o assunto é fundamental para a diminuição do crime.
- As pessoas precisam se conscientizar que vender animais em vias públicas é ilegal. Encontramos casos de maus-tratos e de venda de animais silvestres, que se enquadram em um crime ambiental. Falta conscientização de quem vende, mas também de quem compra. Precisamos mudar esse quadro de desrespeito a legislação municipal.
Além da apreensão de animais a operação recolheu 3.200 mídias, 1.377 itens de perfumaria, 105 acessórios para celular, 121 itens eletrônicos, 2 frangueiras, 2 botijões de gás, 1 tonelada de laticínios, 430 gaiolas, 1.000 itens de quinquilharia e 500 ferramentas. Todos os produtos não continham nota fiscal.  Na mesma rua, um estacionamento irregular, que também servia de depósito de animais foi autuado.
A operação Choque de Ordem da Seop contou com o apoio da Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais, do Batalhão de Polícia Florestal (BPFMA), da Guarda Municipal e da subprefeicrime amtura da Zona Norte.
Com informações do Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário