terça-feira, 5 de abril de 2011

DIMINUEM CASOS DE RAIVA EM BALI

Casos de raiva diminuem após o fim da primeira etapa de vacinação em Bali

Apr 5, 2011
Elly Hiby, gerente de animais de compahia da WSPA segura um filhote enquanto um veterinário da BAWA aplica a vacina contra raiva.
A campanha de vacinação por toda a extensão da ilha de Bali alcançou, com êxito, o seu primeiro marco: o encerramento da primeira rodada de vacinação.
Ao longo do último ano, as equipes de profissionais em Bali vacinaram aproximadamente 210 mil cães (70% da população canina total estimada), em 4.126 vilarejos por todo o país, marcando o encerramento da primeira fase da campanha antirraiva. O mais notável é constatar, juntamente com essa conquista, uma diminuição expressiva no número de casos de humanos e cães afetados pela raiva, o que prova a eficácia da campanha em curso.
Em nome do governo de Bali, o Chefe de Agência local de Criação de Animais, Ir. Putu Sumantra, declarou: “A primeira fase do programa de vacinação em massa mostrou um bom resultado. Vamos dar continuidade ao programa – que deverá ser mais eficaz e direcionado em 2011, para assegurar que, em 2012, Bali esteja livre da raiva.”

As estatísticas provam os resultados

De acordo com as estatísticas mais recentes, quando comparados os meses entre 1º de Dezembro de 2010 e 30 de Março de 2011 com o mesmo período no ano anterior, houve:
  • Uma redução de 48% no número de casos de raiva em humanos; e
  • Uma diminuição de 45% no número de casos de raiva em cães.
Ray Mitchell, Diretor de Campanhas da WSPA, afirmou: “Esta é uma conquista real na luta contra a raiva em Bali, que prova a eficácia de uma estratégia humanitária para o controle desta doença, tanto em prol da saúde humana quanto do bem-estar animal. O sucesso da campanha se deve, em grande parte, ao fato de encontrar-se em sintonia com a cultura Balinesa, desfrutando, portanto, de um apoio em massa, manifestado desde os funcionários mais proeminentes do reino até líderes dos vilarejos e pequenas unidades familiares.”
O objetivo do programa de Bali consiste em erradicar a raiva da ilha imunizando pelo menos 70% da população canina com novas rodadas de vacinação por toda a ilha, atualmente estimada em 300 mil cães.

Trabalho conjunto pelo fim da raiva em Bali

Em Bali, o programa de controle da raiva em humanos está sendo conduzido pelos departamentos governamentais para Animais de Criação, tanto no âmbito das províncias quanto do próprio reino, contando com o apoio operacional da Associação de Bali para o Bem-Estar Animal (BAWA), e dos Grupos de Bem-Estar Animal Yudisthira e Indonésios (InAW). Atualmente, o programa emprega mais de 400 balineses, em uma equipe cujos profissionais de todas as áreas foram pré-vacinados para garantir a saúde e segurança dos mesmos.
Cientistas internacionais e especialistas no controle de doenças (como, por exemplo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças - CDC) recomendam a vacinação em massa das espécies animais que forem reservatórios dos patógenos (no caso de Bali, os cães), como sendo o meio mais eficaz para o controle e a erradicação da raiva. Essa medida cria uma barreira à disseminação da doença, levando à sua erradicação.

Modelo de sucesso já comprovado

Essa estratégia já comprovada cientificamente – que inclui a eutanásia de cães com raiva e de outros animais portadores de doenças incuráveis, se coaduna com os princípios que regem o bem-estar animal. Ela também coloca o Governo de Bali em uma posição de liderança, em um momento em que se observa um interesse crescente pelo bem-estar animal. Atualmente, a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) está implantando uma estratégia de bem-estar animal para a região da Ásia, Extremo Oriente e Oceania, que inclui a Indonésia.
Também estão sendo implantados programas para a educação da população de Bali sobre a raiva, incluindo medidas preventivas e procedimentos a serem adotados após episódios de mordida.
A primeira etapa de vacinação em massa teve financiamentos concedidos pelo Governo Australiano, pela WSPA, e pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW). O programa também conta com o apoio de organizações internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Janice Girardi, Diretora da BAWA, concluiu: “Se, em 2011, for dado prosseguimento à vacinação em massa e aos demais programas de apoio, assistiremos ao declínio contínuo no número de mortes em humanos. Contudo, as pessoas terão de permanecer atentas, relatando cada caso de mordida, e procurando tratamento médico, após lavar imediatamente a ferida com água e sabão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário