segunda-feira, 11 de abril de 2011

CINOMOSE, AQUI NÃO!

Campanha quer ampliar vacinação dos cães contra a cinomose, doença que mata animais em todo País

10 de abril de 2011

(da Redação)
Alerta aos tutores de cães: se o seu animal não foi vacinado e está com perda de apetite, apatia, febre, secreção nasal ou ocular e teve perda da coordenação motora, cuidado: ele pode estar com cinomose, doença provocada por vírus transmitido entre os cães e que pode levar seu melhor amigo à morte.
“Trata-se de uma enfermidade muito séria e, infelizmente, disseminada pelo País”, explica o médico veterinário Leonardo Brandão. “E não há medicamentos específicos para curar os cães. É preciso vacinar os animais para prevenir o aparecimento da cinomose”, ressalta o especialista.
Infelizmente no Brasil o número de cães vacinados é muito pequeno: cerca de 1 em cada 5 cães são regularmente vacinados contra a cinomose. Essa realidade explica a morte de milhares de animais todos os anos. Como não há vacinação pública, os tutores devem levar seus cães para receber a vacina no médico veterinário, mas muitos não sabem disso.
A campanha será realizada entre abril e maio de 2011 em todo o território nacional e envolve uma série de ações, como distribuição de folhetos explicativos e material de divulgação nas clínicas e pet shops, além de reforço na comunicação dos médicos veterinários. Além disso, serão também organizadas passeatas virtuais em todos os estados brasileiros, com divulgação nas redes sociais You Tube, Twitter e Facebook, motivando a participação coletiva na campanha Cinomose aqui não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário