sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

QUANDO ELES PERDEM OS PÊLOS

Queda de pelo em cão


7/2/2011
"O que posso fazer para evitar a queda de pelo da minha cachorra? Ela tem 5 anos e é uma mistura de vira-lata com Pastor Alemão, e só come ração Pedigree vegetais". Quer saber a analista tributária, Suely Mesquita.

Em primeiro lugar não existe cão vira lata, e sim, cão sem raça definida (SRD). Uma cadela bem tratada como é a da senhora, não pode ser chamada de mestiça de vira lata.

Os pelos não crescem continuamente como as unhas, eles possuem uma evolução cíclica. Cada ciclo consiste de um período de crescimento, quando o folículo piloso está em franca produção de pelo. Este período nós chamamos de anagênese.

Um segundo período denominado de fase de transição regressiva conhecida como catagênese e, finalmente, o pelo fica retido do folículo como morto e depois se perde, neste período denominamos com telogênese.

Nesta últimas fase é que quando o criador passa a escova ou mão, elas vêm cheias de pelo. Isto é um problema fisiológico que pode durar semana a meses, e se exacerba principalmente no período de inverno, e não pode ser evitado e nem tratado.

Felizmente contamos com mais de 300 raças de cães reconhecidas e inumeráveis padrões de pelagem em cães mestiços e acontece uma variação muito grande neste ciclo.

Outra coisa que altera esta evolução cíclica são as doenças nutricionais como deficiência de vitamina A, B e E, ácido graxos essenciais (os omegas), proteína, zinco, cobre.

Geralmente a ração vem dizendo o quanto o seu animal deve comer por dia e isso na medida do possível deve ser obedecido pelo proprietário, a diminuição na alimentação causa problemas nutricionais. O uso de xampus ou sabão não específicos para cães também podem precipitar a queda de pelo.

O ideal seria que a senhora procurasse um médico veterinário para que, por meio de uma consulta e exames laboratoriais, ele possa chegar a um diagnóstico sobre, a queda de pelo do seu animal, se é fisiológica como pela descrição da carta parece ser ou patólogica que é causada por inúmeras doenças como as causadas por vírus, bactérias, fungos ou ácaros, doença endocrinológica como o hipotireoidismo, hiperestrogenismos, hiperadrecorticismo, doenças de origem genética comum no pastor alemão e seus mestiços como síndromes seborreicas. A instituição dos medicamentos depende do diagnóstico que vai ser investigado pelo profissional.

Professor de Clínica Médica de Pequenos Animais e Cinotecnia da Faculdade de Veterinária da Uece. Esta coluna é mantida em parceria com a Favet-Uece. Interessados em tirar dúvidas sobre seus animais, contatar o e-mail anavaleria@diariodonordeste. com.br ou (85) 3266.9790/9771

Nenhum comentário:

Postar um comentário